Mudanças no consumo e seus impactos no mercado. O especialista em turismo André Carvalho, do Senac-SC, apresentou as macrotendências de comportamento do consumidor, impactos da tecnologia e novos padrões trazidos pelos millennials. O turismólogo também mostrou estratégias de mercado para manter a competitividade diante do novo consumidor.

Mudanças no consumo e seus impactos no mercado

Segundo o especialista, a forma como a nova geração consome impacta diretamente no setor turístico e exigem mudanças das operadoras de viagem, agências de turismo e meios de hospedagem. “Essa geração vai determinar as novas formas de comprar e consumir e os empresários precisam estar preparados para oferecer experiências alinhadas com esse novo comportamento”, explicou André.

Uma das oportunidades a ser explorada em Santa Catarina é o turismo de eventos, como a Volvo Ocean Race, a Oktoberfest e o RD Summit, por exemplo. Uma pesquisa do TripAdvisor revelou que entre as cidades com interesse para as férias de julho, a que mais cresceu foi Joinville, no norte do Estado. Uma das razões para esse resultado é o Festival de Dança, que movimenta o setor hoteleiro e a economia da cidade.

“Nosso Estado tem um enorme potencial turístico e precisa começar a transformar essa potencialidade em oportunidade. A integração é o melhor caminho para conseguir trazer mais turistas para o nosso estado. E uma das ferramentas que busca realizar essa interação entre o trade é o Observatório do Turismo, uma iniciativa da Fecomércio SC | Sesc Senac, que reúne informações e contribui para o planejamento do setor”, afirmou André Carvalho.

Leave a comment