A ABIH-SC busca sempre dar dicas para que os empresários possam vender mais, mas sempre prezando pela qualidade e arte do bem receber. Então, antes de dar as dicas para você publicar no seu site, vamos dar a dica para os empresários realizarem a inscrição do seu negócio no CADASTUR. Se você já é cadastrado, pode pular esta parte. Se ainda não é, saiba como se regularizar e conquistar novos benefícios.
Em 2017, uma equipe especializada esteve atendendo, tirando dúvidas e efetuando o cadastro dos empresários que estiveram no Encatho & Exprotel. Para esta edição, contaremos novamente com uma equipe da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes – SOL, responsável pelo Cadastur em Santa Catarina.
Programe-se para participar do evento, de 24 a 26 de Julho, no CentroSul, em Florianópolis. Seu empreendimento ganha mais visibilidade e negócios! Mas se desejar antecipar o cadastro, abaixo explicamos como você deve fazer para inscrever o seu meio no Cadastur antes do Encatho.
Entre no site: www.cadastur.turismo.gov.br, clique em Acessar o Sistema, entre em novo usuário e crie uma senha. Aguarde a confirmação da senha via e-mail. Com essa senha entre novamente no site e preencha os dados de seu hotel. Se todos os dados estiverem corretos, será emitida uma mensagem de impressão do termo de responsabilidade. Imprima o documento, preencha e assine. Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos – Rua Eduardo D’Ávila, 303 – Bairro Santa Mônica – CEP 88034-496 – Florianópolis, SC. A aprovação do cadastro ocorrerá após análise dos documentos. Após aprovado, o certificado da empresa estará disponível no site, com validade de dois anos. Empresas e profissionais que estavam cadastradas no sistema Saget/EMBRATUR foram transferidos para o CADASTUR, e devem verificar a situação cadastral e atualizar os dados. Para isso acesse o site ou entre em contato com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com Luiz Acastro Gonçalves, através do Fone: (48) 3212-1922
Bom, agora sim vamos as super dicas na hora de contratar sua hospedagem
1. Verifique se a hospedagem está formalizada
Os meios de hospedagem devem, obrigatoriamente, estar inscritos no Cadastur. No site do sistema, é possível pesquisar e consultar locais formalizados por tipo de hospedagem, estado, bairro e cidades.
2. Confirme a estadia
Antes mesmo de partir para seu destino, peça uma confirmação, por escrito ou por e-mail, de que você fez sua reserva no hotel, pousada etc. Exija o máximo de detalhes: tipo de acomodação, serviços oferecidos (Wi-Fi, café da manhã, serviço de quarto etc), horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento. Com tudo documentado, a chance de imprevistos é menor.
3. Danos materiais
Os estabelecimentos respondem pelo prejuízos causados por extravio ou dano na bagagem ou por danos materiais ou morais sofridos nas dependências do hotel, pousada etc. Se o problema ocorreu pela má administração ou pela falta de manutenção do local, a responsabilidade é da empresa.
4. Cancelamentos
Se não puder comparecer ao hotel no dia marcado, cancele a reserva com a maior antecedência possível. Muitos locais cobram multa pelo cancelamento, mas atenção: os valores dessa multa devem estar claros no momento em que você fez a reserva ou no contrato, de forma transparente.
5. Overbooking
Se não houver uma acomodação disponível, mesmo comparecendo ao hotel na data e horário em que fez a reserva, o consumidor tem o direito de exigir uma acomodação semelhante ou superior. O mesmo vale para acomodações que não correspondam ao acertado na reserva. Caso contrário, você pode cancelar sem multas e com direito à restituição do dinheiro.
6. Problemas? Exija seus direitos!
Antes de buscar ajuda externa, tente negociar e entrar em um acordo com a empresa. Se, mesmo assim, o estabelecimento descumprir alguma regra, busque o Procon ou outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo, do Viaje Legal e do Ministério da Justiça