Eventos nacionais, estaduais, lançamentos e assinaturas importantes para o setor de hotelaria e turismo engrandeceram programação do segundo dia do evento
O Encontro Catarinense de Hoteleiros promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIHSC foi palco nesta quarta-feira (14), segundo dia do evento, de reuniões importantes para o segmento. Houve assinatura de protocolo de intenções para que o Estado conte com uma rede de inteligência do turismo; apresentação de estudo desenvolvido com associados da ABIH para traçar perfil de maturidade digital do setor; reuniões de entidades do trade, de eventos e do setor público; 10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira; palestras técnicas para todos os setores que envolvem os meios de hospedagem; informações sobre linhas de crédito facilitadas e ainda a Exprotel, feira gratuita com mais de 100 marcas aberta ao público em geral e que oferece produtos e serviços diversificados com preços especiais no evento.
Rede de Inteligência do Turismo
Protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira no Encatho
Santa Catarina passará a contar com uma Rede de Inteligência do Turismo, composta inicialmente pela Fecomércio SC, Fecam e UFSC, em parceria com a Santur. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, no 32º Encatho e Exprotel, no CentroSul.
O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.
O compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O potencial turístico do Estado é indiscutível, mas faltava sinergia entre os atores ligados à atividade. Quem gera dados e conhecimento precisa estar alinhado àquele que emprega, quem desenvolve política pública tem que saber o que o município necessita para desenvolver sua vocação turística e promover seus destinos”, afirma.
Segundo ele, outras entidades ligadas ao setor também poderão fazer parte da Rede futuramente. Com informações e dados em mãos, os órgãos poderão alinhar políticas públicas, ter mais assertividade nas ações desenvolvidas e antecipar cenários e tendências do setor, consolidando o turismo como um eixo estratégico de desenvolvimento econômico de Santa Catarina.
“Trata-se de um momento importante para todo o setor, principalmente para a competitividade, projeção de novos negócios e a organização de todas as instituições envolvidas na cadeia do turismo do nosso Estado”, pontua a presidente da Santur, Flávia Didomenico.
Conforme o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, esta iniciativa dará uma visão clara sobre o setor, com dados mais precisos e atualizados através da rede de informações entre as entidades do trade. “A ABIH-SC é parceira e terá uma participação importante tanto para contribuir com dados, quanto para receber e distribuir estas informações aos associados”, comenta.
Painel de indicadores
Durante a reunião da Câmara também foi apresentado em primeira mão um dashboard de indicadores compilados pelo Observatório do Turismo, plataforma em operação desde janeiro deste ano que será incorporada à rede. No painel interativo é possível visualizar informações completas sobre o mercado do turismo no Estado, desde dados sobre número de empresas a tráfego da aviação civil nos aeroportos do estado. O painel será atualizado constantemente com informações compartilhadas por entidades parceiras e o trade turístico.
As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Turismo, que representam 12 regiões do Estado, também apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas no projeto Turismo Catarinense em Movimento.
Impacto da maturidade digital na hotelaria
Estudo realizado com os meios de hospedagem de Santa Catarina associados à ABIH-SC foi apresentado
O Instituto da Transformação Digital desenvolveu um diagnóstico com os meios de hospedagem associados à ABIH-SC e apresentou o resultado na palestra O Impacto da Transformação Digital na Hotelaria.
Paulo Kendzerski, do Instituto, explicou que o estudo tem como objetivo avaliar o grau de maturidade das empresas e realiza um diagnóstico analisando 25 itens, desde as ferramentas de inteligência digital até a experiência do consumidor. “Deste modo, as empresas conseguem se planejar para implementar um projeto de transformação digital. Buscamos o apoio das entidades para levar esse estudo para o maior número de associados e empresas do segmento”.
É importante lembrar que presença digital não é apenas ter um site, pois o objetivo não é analisar o site, mas o quanto tem de inteligência digital por trás da tecnologia. “A transformação é um grande quebra cabeça, mas ele impacta principalmente no modelo de operação das empresas. O estudo leva informação para o empresário ter o entendimento de como esta transformação impacta no dia a dia. A transformação digital não acontece pelas empresas, mas pelo consumidor, que é totalmente conectado e impacta na operação”, enfatiza.
O especialista ainda fala que a primeira transformação acontece na definição de prioridades do negócio, no dia a dia da operação, nas pessoas. “Nos preocupamos com o custo no estudo, não colocando tecnologias com valores onerosos, mas avaliando as ferramentas gratuitas. Deste modo, os pequenos conseguem se posicionar e competir com os gigantes”, afirma.
Os associados à ABIH-SC recebem gratuitamente o estudo como um benefício da associação, já empreendimentos não associados podem contratar o serviço. O palestrante ressaltou ainda a importância de se associar e perceber o valor da entidade. “Isso foi um benefício da ABIH-SC aos seus associados, sem custo, para mudar o seu dia a dia. Cada associado recebe na íntegra todo estudo, bem como o ranking com a posição em que está cada estabelecimento. A partir destes dados o empreendedor vai se adequar, se posicionar, evoluir e mudar. Pretendemos em 2020 fazer a segunda edição do estudo para ver quem evoluiu e quem ficou estagnado”, concluiu.
10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira
Evento aborda conteúdos que fazem parte da vivência diária dos profissionais deste setor
Tradicional evento que acontece dentro do Encatho, o Simpósio completou dez anos com grande estilo. Kellen Denis, do Comitê de organização, explicou que o evento “foi realizado até com um certo saudosismo. Todo ano trabalhamos em prol deste evento, discutindo situações vivenciadas no dia a dia, o que há de novidades na hotelaria para trazer para o público que gosta de aprender e se desenvolver um pouco mais. O ano todo trabalhando o evento e buscando informações relevantes. Foi muito prazeroso, cada ano o público aumenta, pois as pessoas têm sede de conhecimento e de novas informações”.
Kellen explica que a comissão juntou o útil ao agradável trazendo palestrantes novos, com conteúdos que fazem parte da vivência da hotelaria, “porém com uma pegada nova, com situações diferentes vivenciadas dentro da hotelaria”. Os temas giraram em torno das experiências, como a questão de processos, “que é muito forte dentro da hotelaria, pois hoje a gente sabe que se não tiver um ambiente com padrões e procedimentos e se isso não for respeitado, levado a sério, não funciona, em um certo momento acaba desandando. Toda organização, para manter qualidade de excelência no seu trabalho, precisa seguir padrões e procedimentos, isso é importante dentro da hotelaria, é importante para a equipe, importante para a operação dentro do hotel”, finaliza.
Reunião Santa Catarina Turismo – Santur
Instâncias de Governança recebem qualificação para atuar no mercado digital
Na manhã desta quarta-feira (14) as 13 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de SC participaram de uma reunião com a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), durante o Encatho e Exprotel. Além da presidente da Santur, Flavia Didomenico, a diretora de estudos de inovação, Luana Emmendoerfer, o diretor de promoção, Ramon Fernandes e a gerente de políticas públicas, Ana Paula Schveitzer, apresentaram as ações empreendidas pelos setores ao longo deste ano e projetos futuros.
Na oportunidade, os participantes ainda puderam acompanhar palestras sobre o mercado digital do turismo e a importância do uso de reviews para a atração de turistas.
O grupo ainda recebeu informações sobre o programa Centelha, edital estadual que vai destinar R$ 1,68 milhão para estimular a criação de empreendimentos inovadores em Santa Catarina. Serão apoiados projetos que tenham suas soluções aplicadas a mais de 50 setores da economia, incluindo turismo, gastronomia, eventos e lazer.
Circuito ABEOC de negócios com Organizadores de Eventos
Hoteleiros apresentam seus espaços de eventos à organizadores
A Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos – ABEOC-SC, realizou um encontro muito produtivo com os hoteleiros. O objetivo foi reunir os donos ou gestores dos empreendimentos para que apresentassem para as empresas organizadoras os espaços e equipamentos que eles têm para eventos. Como o evento é estadual, a ABEOC resolveu reunir os hotéis também de outras cidades, para que estes possam divulgar seus espaços disponíveis para eventos.
Happy News Instância de Governança Regional da região serrana
Visitantes conheceram o destino e participaram de uma degustação de vinhos e queijos da região
Na manhã desta quarta-feira (14) a Instância Regional de Governança da Serra fez um Happy News para promover a serra catarinense. Foram convidados os jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET que estão cobrindo todo o Encontro Catarinense de Hoteleiros e também algumas agências para divulgação dos produtos turísticos. A Instância apresentou agências receptivas para demonstrar um pouco do que tem da serra catarinense. Houve degustação de vinhos e queijos da região. Segundo Ana Vieria, assessora de turismo da Associação de Municípios da Região Serrana –AMURES, a intenção foi fazer uma reunião assertiva e pontual para mostrar um pouco dos atrativos daquela região.
Soluções e inovações nas compras e suprimentos para hotelaria
Empresários e profissionais do setor conheceram as tendências e inovações que vieram para ficar
Regina Segui, integrante importante da equipe da Atlantica Hotels falou sobre o tema Soluções e inovações nas compras e suprimentos para hotelaria. A palestra foi um espaço aberto para falar sobre tendências de compras e inovações. Explicou que hoje os portais de compras são realidade, mas utilizados por poucas redes. A tendência, segundo ela, veio para ficar. “Pelo portal tem tudo dentro da plataforma, gasta um minuto para fazer uma compra com aprovações todas eletrônicas. Temos os portais públicos e privados. O privado é customizado totalmente para a empresa de acordo com a filosofia, forma de trabalho, com os padrões daquele empreendimento. O público também tem somente para produtos de hotelaria, mas são produtos de mercado, não customizados para o seu negócio, contudo válido também”.
Outro projeto que é basicamente um marco para a hotelaria, nas palavras da profissional, é o strategic sourcing “também hoje pouco utilizado pela hotelaria, mas é uma metodologia de fazer compras, otimizar recursos com qualidade e economia”. Porém, segundo Regina, os meios de hospedagem precisam mudar e acompanhar as tendências, porém ainda é preciso quebrar paradigmas para caminhar para um outro patamar de administração. É uma mudança de cultura porque ainda tem muita resistência.
BRDE – Linhas de crédito para o setor hoteleiro
Como obter prazos estendidos e juros abaixo do mercado
O palestrante Richard Cunha Schmidt dividiu a palestra em três partes, apresentação BRDE, apresentação de programas e linhas que são disponíveis para hotéis e empresas de turismo e no final falou sobre os requisitos que o BRDE exige da empresa para que consiga acessar o crédito.
O objetivo do BRDE é, segundo Schmidt, se colocar à disposição dos empresários do turismo e hotelaria para se aproximar do setor e financiar bons projetos em todo o Estado. Entre as vantagens do BRDE estão linhas com prazos estendidos e juros abaixo do mercado.
Reunião da Federação dos Convention&Visitors Bureau
Encontro focou nas estratégias para o fortalecimento da captação de eventos para SC
Um dos objetivos da reunião foi trabalhar de forma conjunta e alinhada com a Santa Catarina Turismo – Santur para o fortalecimento da captação de eventos para SC. O diretor de planejamento turístico, Leandro “Mané” Ferrari, detalhou as ações do órgão para fortalecer o turismo de eventos no estado e informou os participantes sobre o processo de concessão dos centros de eventos de Balneário Camboriú e de Canasvieiras. A expectativa é que a licitação para concessão do primeiro equipamento seja concluída no início de 2020. Já a do segundo no fim do próximo ano. As concessões integram o Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC), conduzido pela SCPar. A Santur nomeou um profissional exclusivo para atender à demanda de agenda de eventos dos dois equipamentos, enquanto a concessão está em andamento.
Wedding Destination – uma oportunidade para o mercado hoteleiro
Inovações que atraem o público para realizar casamentos
Fernanda Camargo, Coordenadora comercial no Florianópolis Convention & Visitors Bureau falou sobre o material desenvolvido pela entidade referente ao destination wedding. Fernanda tratou da promoção do material referente ao marketing da cidade neste segmento, “um segmento que atrai as pessoas para que venham a Florianópolis, desenvolvam o casamento e tenham toda a experiência turística de trazer seus convidados, fazer a lua de mel, ter entretenimento para os convidados. Este ebook posiciona alguns atrativos que possam ser importantes neste segmento que possam ser baseados como inovação e que atraiam esse público a realizar estes casamentos aqui em Florianópolis”, complementou.
Reunião ABIH Nacional e Reunião do Conselho Estadual de Turismo
Eventos fechados que atraem empresários para networking
O evento também contou com algumas reuniões fechadas para debater assuntos internos das entidades. Para o diretor presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, reuniões, mesmo que sejam de caráter interno, atraem para o evento empresários do setor e toda a cúpula do trade de turismo.
Ciclo de palestras Sebrae movimenta o Encatho
Palestras focadas no desenvolvimento dos meios de hospedagem
O Sebrae preparou um ciclo de palestras para os participantes do Encatho. O tema “Rede de cooperação para o fortalecimento dos meios de hospedagem” foi abordado por Mario Martins de Paula, que garantiu ser esta uma “oportunidade de divulgar o associativismo, pois para a hotelaria a gente fala da força de se juntar e deixar de trabalhar sozinho para ter ganhos. Hoje em dia a gente precisa diminuir os custos, porque a receita está muito difícil de diminuir. A ideia da apresentação é descobrir como os meios de hospedagem fazem para conseguir reduzir o custo de operação, tudo isso, claro, trabalhando juntos”.
Ana Clévia Guerreiro tratou sobre “A relevância dos meios de hospedagem nos destinos turísticos”. A intenção maior da palestra foi explicar que os hoteleiros devem atentar para a hospedagem, garantir que o hóspede leve uma boa imagem não só do local em que ele se hospedou, mas do destino que ele foi. “Meu objetivo foi sensibilizar os hoteleiros e os donos dos meios de hospedagem para que entendam o peso que a hospedagem tem na construção de uma imagem positiva, ou não, de um destino turístico. Se você fica bem hospedado, pode levar uma imagem maravilhosa daquele destino. O hotel não é o único que influencia, mas ele tem um grande peso na formação da opinião sobre o destino”.
A profissional explicou que são as pequenas coisas que podem gerar uma grande diferença. “As coisas podem ser feitas de acordo com o preço da diária. Ambientação, um bom travesseiro, chuveiro, café da manhã compatível, enfim, entregar dentro do padrão que se posicionou e gerar uma experiência positiva. Isso não tem ver com porte, mas com processo de gestão, como se posiciona no mercado e como cria o ambiente no seu empreendimento”.
Já Santiago Edo falou sobre “Presença digital para o aumento da competitividade dos meios de hospedagem”. Ele explicou a importância de fazer a gestão da reputação de um hotel como forma de aquisição de novos hóspedes, para melhora a qualidade dos serviços “e de prestar atenção no feedback que o hóspede está colocando tanto nas OTA’s como em canais de busca como google, tripadvisor e facebook e usar esse feedback a favor do próprio negócio”, complementa. Santiago é fundador da Reviewr, startup de Florianópolis e comentou que já monitora a capital e que quer ampliar este monitoramento juntamente com o Sebrae, a princípio, para 19 municípios catarinenses. “Além dos dados atrativos, pegar dados da gastronomia, hospitalidade, infraestrutura e comércio e gerar uma nota para o município do ponto de vista turístico, como já fizemos em Lages. A ideia é no futuro ampliar isso para a maioria dos municípios do Estado que têm potencial turístico”.
Segurança da informação no ambiente hoteleiro
Inovações para garantir um ambiente seguro à empresa, seus colaboradores e clientes
A importância de proteger os dados que circulam na rede foi o tema da palestra “Segurança da Informação – Adequação e monitoramento às potenciais ameaças no ambiente hoteleiro”, ministrada por Jonas Tasca, coordenador da área de TI do Senac SC. A utilização dos recursos de informática nos ambientes corporativos, em especial, nos meios de hospedagem exige planejamento para preservar a segurança tanto do empreendimento como do hóspede.
Para isso, é preciso seguir os princípios básicos da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade. Esses cuidados devem estar presente no ambiente físico e virtual. “Existe alguma chance de alguém entrar no seu hotel e furtar o servidor em que estão as principais informações da empresa? Por isso, falamos de ataques virtuais e reais”, explicou o palestrante.
O planejamento de uma rede estruturada às necessidades e anseios dos clientes, bem como a implementação de políticas de segurança e contingência podem garantir um ambiente seguro à empresa, seus colaboradores e clientes, atendendo às premissas do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados.
“Uma dica aos empresários é ter parceiro de confiança, um técnico ou uma empresa de TI que preste esse suporte para que as decisões que ele precise tomar tanto de segurança da informação, infraestrutura, quanto de sistema sejam baseadas em critérios técnicos e financeiros”, conclui Jonas Tasca.
Como melhorar seus resultados usando soluções de vendas
Como automatizar processo e aumentar a taxa de conversão para gerar resultado
Fabio Vieira, da Resultados Digitais trouxe a questão do marketing digital mais atrelado à venda. “Parece clichê, mas a gente está numa era diferente, o processo de compra mudou. As pessoas têm acesso a muita informação e a própria empresa tem a possibilidade de se tornar um meio de comunicação também. Isso serve como estratégia para que elas consigam converter mais resultado em venda”.
No mercado há muitas soluções que automatizam o processo, tanto para o marketing até chegar na venda. Fabio explica que “a ideia é que a gente consiga integrar estas duas para que no final consiga aumentar resultado. Digo isso enfatizando que não necessariamente investindo mais, mas olhando para dentro e entendendo onde estão os gargalos ali na operação, onde pode melhorar uma taxa de conversão, por exemplo, enfim, escalar mais o negócios, ou seja, se comunicar com um público cada vez maior, mas de maneira cada vez mais assertiva”.
Reunião do COMTUR Florianópolis
Na pauta edital de concessão da Marina da Beira-mar e os novos voos charter
Vinicius de Lucca Filho, Superintendente de Turismo de Florianópolis explicou que o Encatho foi escolhido para fazer a reunião ordinária mensal do Conselho municipal de turismo com a presença de órgãos do poder público e entidades privadas, conselheiros e especialistas em turismo. “Aproveitamos o Encatho, este grande evento da região Sul do Brasil para realizar o encontro, pois já que todo mundo está aqui queríamos proporcionar que os conselheiros estivessem em contato mais facilmente com outras atividades do setor de turismo e correlatas”.
Entre os itens que foram discutidos na reunião estavam a apresentação da operação verão e apresentações focadas em turismo e tecnologia. O Superintendente pontuou algumas empresas que auxiliam a prefeitura apresentando dados e informações tecnológicas, como avaliações em redes sociais, que ajudam na formulação de políticas públicas. Na pauta também estavam o edital de concessão da Marina da Beira-Mar Norte e os novos voos charter da empresa argentina Flybondi, que vai operar em Florianópolis com três voos semanais a partir de dezembro e com tarifas a preços bastante interessantes.
Novas diretrizes de acessibilidade em edificações de hospedagem
Entender e atender a normas de acessibilidade que vão muito além de rampas e elevadores
Elisa Prado falou sobre o tema e esclareceu que a ideia é articular com o segmento hoteleiro “que ainda tem que melhorar muito nesta questão. Temos a legislação desde de 2018 com novos parâmetros e os hotéis estão meio à deriva de atender. Viemos falar sobre conceitos de desenho universal, de acessibilidade, explicar que acessibilidade é um benefício para todo mundo. Tem um universo que tem que ser atendido e que vai além dos óbvios que são rampa e elevador acessível. Isso já é o básico para um tipo de público. Para outro público isso já é indiferente. Para um deficiente visual, o básico é ter sinalização tátil, ter um cardápio em braile, acesso, informações. A diversidade humana é que vai trazer várias características diferentes e a gente tem que entender e atender essas demandas”.
Exprotel: Visibilidade e reduto de negócios
Espaço reúne empresários de pequenos meios de hospedagem e grandes redes hoteleiras.
A tradicional feira de produtos e serviços para o turismo e hotelaria continua sendo um importante espaço de networking, mas também de muitos negócios. Como demonstra o depoimento de expositores e dos visitantes que circularam pelo espaço neste segundo dia de evento.
Para a hoteleira Dirce Maria Moser Fistarol, do Hotel Geranium, localizado em Balneário Camboriú, o evento é um espaço excelente para qualificação, atualização e negócios. “Já participei de outras edições, mas esta realmente está de parabéns. Consegui obter informações sobre investimentos, rever fornecedores e conhecer novas ferramentas para tornar o empreendimento um lugar de excelência e também fechar negócios com descontos bem especiais”, afirma Dirce.
Além de ser palestrante do evento, a diretora de produtos & suprimentos Regina Segui foi uma das clientes dos expositores do evento. Após compartilhar sua experiência nas soluções e inovações nas compras e suprimentos para hotelaria, ela foi fazer negócios e encontrar soluções que facilitem a vida no dia a dia do empreendimento. “Apesar das inúmeras tecnologias para compras, o relacionamento pessoal como o que acontece em feiras de negócios como a Exprotel, certamente é muito importante”, enfatiza Regina.
Leonardo Silveira da Foco Multimídia, traz para o evento soluções integradas de reservas para hotéis e pousadas. “Atuamos para uma venda direta mais expressiva, desde site, landing pages, cupons, gatilhos rápidos, recuperação de carrinho, entre outros, auxiliando o hoteleiro a converter um índice maior de reservas diretas, aumentando assim a lucratividade dos hotéis, além da distribuição para mais de 450 canais de vendas diferentes como Booking, Decolar e Expedia”, explicou. A empresa oferece canais que atendem todos os tipos de empreendimento, do pequeno às grandes redes, integrando com outras empresas para obter os melhores resultados. “Aqui o hoteleiro encontra todo o combo de tecnologia em uma única empresa e com preços competitivos. Nossa qualidade e diversidade de soluções já garantiu no primeiro dia da feira mais de 15 novos clientes e dezenas de prospecções”, afirma Leonardo.
Maurício Garcia da Harus também está surpreendido com a qualidade do público presente. “Há muitas edições participamos da Exprotel. Há mais de 10 anos ela já faz parte do nosso calendário de eventos, mas este evento realmente trouxe uma qualidade de público muito significativa. Estamos com muitos donos de hotéis nos visitando que não tínhamos em outras edições”. Entre os produtos disponíveis no estande da empresa, estão os dispensers remodelados que possuem o mesmo consumo do início ao fim, além da Probel que desenvolveu colchões específicos para a hotelaria, bem como a Básico Aroma com o marketing olfativo. “O foco da Harus é a parte de amenities, mas o objetivo final é ter tudo que vai dentro de um quarto de hotel para poder atender meu cliente”, reforça Maurício.
Há 24 anos participando do evento, Antônio Ramos, proprietário da Tomberlim, só tem elogios a esta edição do evento. A empresa que tem como objetivo vender soluções que o hoteleiro necessita para sua área de eventos, mesas, cadeiras, acessórios sempre pensando no meio ambiente e na qualidade e durabilidade que é uma referência da empresa. “Nosso primeiro dia foi acima das expectativas. Antigos clientes nos visitando e alguns novos sendo prospectados”, salienta Antônio.
No lado oposto ao da Tomberlim está a Energia Seguradora que participa pela primeira vez do evento. Além de ser a seguradora do evento e oferecer a cobertura total tanto para expositores quanto para participantes, a empresa veio em busca da visibilidade neste novo mercado de atuação. Para Jonathan Eckert, participar do evento está dando credibilidade para a marca e visibilidade junto aos empresários do setor. “Já perdemos cotações, mesmo com preços menores por não ser conhecido neste meio. Quando o empresário viu nossa empresa aqui no evento disse que fecharia o próximo negócios com a gente. Já valeu a participação por este contato, mas temos excelente outros para relatar. O evento realmente dá visibilidade e é uma excelente oportunidade de negócios”, conclui.
Outro estande que também foi destaque no evento foi o da Santur. No espaço é possível realizar a qualificação em diversos segmentos. Na quarta-feira o destaque foi para as linhas de crédito aos empreendimentos do turismo. Já nesta quinta-feira, as instâncias de governança ocuparão o espaço para apresentar as potencialidades turísticas. A novidade fica para a tecnologia de transmissão de áudio. Os participantes recebem fones de ouvido para ouvir o palestrante, dessa forma o espaço da feira tornou-se também um espaço de capacitação para um grande número de pessoas.