A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT realizou na tarde desta terça-feira (13), no CentroSul, uma reunião participativa para obter contribuições e informações adicionais a respeito da revisão da regulamentação do serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros, realizado em regime de fretamento.
Osmar José Vailatti, presidente da ABIH-SC, promotora do Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece no CentroSul até o dia 15, participou do evento. Para ele, as discussões sobre como melhorar os serviços, as estradas, os produtos turísticos em si, são sempre bem-vindas. “O Encatho é um espaço justamente para envolver os mais diversos setores em discussões, capacitação, troca de experiência, conversas sobre temas relevantes inerentes a toda a cadeia turística. Devemos atentar para ações que tragam competitividade e que nos ajudem a passar por cima dos entraves que seguram o desenvolvimento econômico”, afirma.
Flavia Didomenico, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) enfatizou que o Estado abraçou a causa para a adequação do transporte rodoviário. Na visão dela, é necessário ter um ambiente de negócios mais competitivo para ampliar a movimentação turística e acompanhar as tendências mundiais do setor:
“Percebemos o quanto deixamos de ganhar por não haver uma regulamentação adequada que favoreça o turista e as empresas turísticas. A intenção desse movimento é desburocratizar. Temos que fazer com que as nossas estradas estejam repletas de turistas com flexibilidade para fazer seus roteiros”.
João Paulo de Souza, Superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT explicou que a pauta é importante para levar competitividade ao setor e que, com a malha rodoviária que o país tem, não se pode abrir mão da conectividade. “O momento do turismo do mundo mudou, tudo está se reinventando, é hora de parar, se reinventar e ter maturidade para entender o que o país está vivendo e o que precisa avançar. O modelo principal de viagem ainda é o ônibus. O aéreo hoje passa a ser impeditivo pelo preço. O caminho é regulamentar para melhorar a questão da viagem turística”.
Para Aluizer Malab, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, que representou o Ministro Marcelo Álvaro Antônio, ainda há muito o que se fazer, “pois o Brasil tem potencial de negócio e de turismo gigante. Temos que procurar fazer o melhor modelo regulatório para o transporte. O transporte de passageiros rodoviário é indispensável e fundamental, um suporte, por isso temos que avançar e aprimorar o modelo regulatório para contribuir e possibilitar um ambiente mais competitivo e com maior rentabilidade”.
Representantes da ANTT explicaram o que está sendo feito pela agência, como análises mais rápidas de requerimentos, além de novos produtos que estão sendo desenvolvidos, como o sistema de licenças de viagem mobile, o mapa do fretamento com georreferenciamento, como um mapa de calor, para saber origem, destinos, principais operadoras procuradas, qual época do ano as licenças são mais retiradas para tais lugares, entre outros. Participantes inscritos se manifestaram pontuando algumas barreiras e limitações encontradas pelos mais diversos setores.