Daniela Jora, analista estadual de Eixo Ambiente e Saúde do Senac SC palestrou sobre o envelhecimento da população e como esse novo cenário traz oportunidades de negócios para o segmento turístico. Entre os assuntos em pauta, estão as necessidades e anseios deste público e as cidades com potencial turístico para a melhor idade em Santa Catarina.
“O público de terceira idade está presente todos os espaços sociais: viajando, trabalhando, estudando. A Organização Mundial da Saúde – OMS fala da importância de desenvolver o envelhecimento de forma ativa e como estamos vivendo cada vez mais temos que nos apropriar para engajar esse público na hotelaria”, revela a especialista.
A melhoria da qualidade de vida, políticas públicas de saúde e a redução da taxa de natalidade, com famílias tendo menos filhos, contribui para o aumento da população idosa. Como os segmentos da cadeia do turismo estão se preparando para esse novo cenário?
Mercado da terceira idade
- Consome cerca de R$ 7,5 bilhões no Brasil;
- Previsão de crescimento do turismo: 8,4% no Brasil e 9% na América Latina;
- Viagens aéreas nacionais aumentaram 4%, o que representa 15% da demanda total;
- No primeiro semestre de 2018: 25,4% queriam viajar.
Dados de Perfil e Comportamento
- 56% mulheres – 44% homens;
- 70% não contratam por impulso;
- 64,6% gostam de viajar fora do período de férias escolares;
- 88% vivem em regiões urbanos;
- 19% tem acesso à internet;
- 64,8% ficam em hotéis;
- 46,9 preferem roteiros na serra;
- 50% preferem roteiros históricos;
- 45,9 preferem roteiros na praia;
- 76% viajam de avião;
- 16,8% viajam de automóvel;
- 6,2% viajam de ônibus;
- 70% preferem viajar com público de idade diversa;
- 54% contratam a viagem;
- 80% aposentados e pensionistas.
Daniela falou sobre a necessidade de ouvir os clientes da terceira idade. “Nós temos que conhecer e entender o perfil desse público para saber o que oferecer para essa população. Quais os mix de produtos e serviços que eu tenho ou posso criar para atender os anseios e expectativas desse cliente?”, perguntou.
Tendências no setor:
- Turismo de saúde e bem-estar
- Turismo religioso
- Turismo cultural
- Turismo de natureza – Turismo rural
Ela também listou algumas dicas e orientações para o atendimento ao público 60+:
- Evitar locais com degraus altos;
- Manter contato visual e falar pausadamente;
- Não infantilizar o atendimento;
- Oferecer ajuda;
- Zelar pelo conforto e independência;
- Informar programação específica de eventos da cidade;
- Dar preferência para passeios que atendam aos padrões de acessibilidade;
- Oferecer pacotes de viagens bem detalhados, planejar roteiros com paradas mais frequentes e ater-se aos horários das refeições;
- Atenção especial às refeições: geralmente os idosos tem restrições em sua dieta.
Como inovar:
- Check in antecipado para evitar filas e espera;
- Ficha médica – com as informações dos remédios que tomam;
- Programação com atividades de lazer, como bingos e jantares dançantes;
- Roda de chimarrão com pipoca;
- Experiências com oficinas (fotografia, gastronomia e outras);
- Equipes de trabalho preparadas, capacitadas;
- Cardápios diferenciados (memórias afetivas).
A especialista também destacou as oportunidades em Santa Catarina, que tem diversas regiões do Estado com potencial para explorar o turismo de saúde e bem-estar com as águas termais. O termalismo catarinense proporciona um mix de produtos e serviços como as terapias alternativas e complementares, que segundo dados do Ministério da Saúde, cresceu 670% em oito anos.