Como a formação continuada dos colaboradores contribui para o ambiente e os resultados do meio de hospedagem?

A analista pedagógica do Senac SC, Leila Di Pietro, falou e deu exemplos de como as organizações podem inovar por meio dos próprios talentos, além de abordar a importância de estimular e reter profissionais nos meios de hospedagem. “Um prédio não vai sobreviver se não tiver as pessoas trabalhando e para isso é preciso organizar os métodos e a estruturação para agir. O conceito de ação é um conceito-chave e hoje a ação está internalizada em todos os envolvidos”, afirmou a palestrante.

A especialista também apresentou dois conceitos de aprendizagem presente nas organizações:

Aprendizagem organizacional

  • Processo baseado na experiência e conhecimento da organização para a tomada de decisão;
  • Registro de certos tipos de atividades que tem lugar na organização;
  • Ter atividades e processos através do qual as organizações atingem seu ideal – mapear processos.

Organização aprendente

  • Expansão continua das capacidades das pessoas para atingir resultados – testar;
  • Estimula novos padrões de pensamento – tolerância ao erro;
  • Constante aprendizagem em conjunto;
  • Capacidade de criar, adquirir, transformar conhecimento e modificar comportamento.

Leila afirmou que as empresas devem ter como meta ser uma organização aprendente que busca valorizar as pessoas por meio de ambiente e estímulos propícios para a aprendizagem e a capacitação. Ela também listou algumas das principais competências exigidas pelo mercado e como os empresários podem estimular a formação continuada dos colaboradores.

Novas competências

  • Cultura tecnológica, línguas estrangeiras;
  • Ser empreendedor, ter habilidades sociais;
  • Educação ao longo da vida, capacidade de continuar a aprender de diferentes maneiras.

Como oferecer aos talentos formação continuada:

  • Ter grupos de estudo;
  • Formação regular;
  • Treinamento em serviço;
  • Cursos customizados.

“Dentro das organizações a formação continuada é muito importante e reflete diretamente no relacionamento com o cliente. Por isso, o ambiente deve ser colaborativo e a equipe deve ter metas conjuntas. Além disso, utilizar de forma inteligente a ferramenta de feedback estimula a valorização dos funcionários e a humanização nas relações, concluiu Leila.

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