A analista pedagógica do Senac SC, Leila Di Pietro, falou e deu exemplos de como as organizações podem inovar por meio dos próprios talentos, além de abordar a importância de estimular e reter profissionais nos meios de hospedagem. “Um prédio não vai sobreviver se não tiver as pessoas trabalhando e para isso é preciso organizar os métodos e a estruturação para agir. O conceito de ação é um conceito-chave e hoje a ação está internalizada em todos os envolvidos”, afirmou a palestrante.
A especialista também apresentou dois conceitos de aprendizagem presente nas organizações:
Aprendizagem organizacional
- Processo baseado na experiência e conhecimento da organização para a tomada de decisão;
- Registro de certos tipos de atividades que tem lugar na organização;
- Ter atividades e processos através do qual as organizações atingem seu ideal – mapear processos.
Organização aprendente
- Expansão continua das capacidades das pessoas para atingir resultados – testar;
- Estimula novos padrões de pensamento – tolerância ao erro;
- Constante aprendizagem em conjunto;
- Capacidade de criar, adquirir, transformar conhecimento e modificar comportamento.
Leila afirmou que as empresas devem ter como meta ser uma organização aprendente que busca valorizar as pessoas por meio de ambiente e estímulos propícios para a aprendizagem e a capacitação. Ela também listou algumas das principais competências exigidas pelo mercado e como os empresários podem estimular a formação continuada dos colaboradores.
Novas competências
- Cultura tecnológica, línguas estrangeiras;
- Ser empreendedor, ter habilidades sociais;
- Educação ao longo da vida, capacidade de continuar a aprender de diferentes maneiras.
Como oferecer aos talentos formação continuada:
- Ter grupos de estudo;
- Formação regular;
- Treinamento em serviço;
- Cursos customizados.
“Dentro das organizações a formação continuada é muito importante e reflete diretamente no relacionamento com o cliente. Por isso, o ambiente deve ser colaborativo e a equipe deve ter metas conjuntas. Além disso, utilizar de forma inteligente a ferramenta de feedback estimula a valorização dos funcionários e a humanização nas relações, concluiu Leila.