Modalidade de negócios que vem se consolidando no Brasil de forma expressiva, o segmento de multipropriedade mostrou um crescimento expressivo, mesmo durantes os mais de dois anos da pandemia.
Esse crescimento vertiginoso e uma presença cada vez maior no segmento turístico fazem do tema um dos destaques da ampla programação da 33ª edição do Encatho & Exprotel, que movimenta capital catarinense de 26 a 28 de julho.
Como funciona a Multipropriedade?
No sistema de multipropriedades, a pessoa se torna sócia de frações em diversos imóveis, os quais terão diversos donos e cada um deles pagará por uma fração do valor total da propriedade.
Cada um dos proprietários tem plena autonomia para usufruir do bem em períodos do ano já determinados. Essa modalidade também é chamada de time sharing, uma vez que os proprietários acabam sendo donos das unidades de tempo do imóvel.
O crescimento do setor de multipropriedade
Segundo um levantamento realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting entre junho 2020 e abril 2021, o segmento de multipropriedades apresentou um crescimento de 17%. Nos últimos quatro anos o crescimento médio foi de 24%. E, o destaque, neste ano foi para a região Sul, com o maior crescimento de oferta, 35%. Só no Rio Grande do Sul o número de empreendimentos passou de 9 para 14 em 2021.
Quem é o palestrante?
Para falar desse tema importante, o Encatho receberá o palestrante Paulo Roberto Caputo, sócio-diretor da Livá Hotéis, a primeira operadora independente de empreendimentos multipropriedade no país. Paulo Roberto Caputo é também CEO da Atrio Hotéis, maior franqueadora do Grupo Accor na América Latina e América do Norte, e do Grupo Natos, que gerencia empreendimentos como o Olímpia Park Resort e o Solar das Águas Park Resort.
Essa ampla experiência de administrar mais de 70 hotéis foi recentemente reconhecida no Prêmio VIHP, como hoteleiro do ano. Caputo que é diretor da ABIH-SC na região Caminho dos Príncipes.
Na visão de Caputo, a receita de sucesso na sua empresa está baseada numa operação enxuta conquistada com investimentos tecnológicos, onde o back-office é realizado por apenas 0,9 pessoas, número bastante inferior ao que é observado na hotelaria tradicional que é de até 03 pessoas por empreendimento.
Essa fórmula bem sucedida está baseada na alta tecnologia, gestão eficiente e centralizada. São 60 pessoas cuidando da operação de 70 empreendimentos, tudo interligado por uma rede, com dashboards e indicadores que não deixam dúvidas quanto a produtividade e performance de cada um.
O executivo acredita que a multipropriedade vai expandir o turismo no Brasil. “Ela chega para trazer mais resorts, descobrir novos destinos e proporcionar lazer para aquelas famílias que não teriam condições de desfrutar de um período tão longo em um empreendimento com este padrão”, afirma Caputo.
Programação diversificada
A programação do Encatho 2022 é bem diversificada. Serão diversos profissionais falando sobre os mais variados temas de interesse nas áreas da gestão hoteleira e turística. Os formatos também variam. São palestras, encontros, fóruns e painéis, além de salas paralelas com atividade que envolvem a capacitação técnica realizada por fornecedores do setor.
Exprotel está com espaços à venda
Além de 86 espaços na área de exposição, a organização conta diversas opções de vincular a marca através de ações de merchandising e ações nas áreas do evento. Salas para treinamento técnico também estão disponíveis. Para saber todas as formas de participar e reservar o seu espaço, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o evento e o setor de multipropriedade, que tal ler a matéria sobre o tema, publicada na última revista da ABIH-SC.
Serviço:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 26 a 28 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC
Divulgação:
Vânia Monteiro – (48) 99678-3883
Cátia Bos – imprensa@abih-sc.com.br