O segundo dia do 34º Encatho & Exprotel foi marcado pelo bem-sucedido Simpósio de Governança, um dos destaques do evento. O Simpósio abriu suas portas com uma atmosfera de entusiasmo e compromisso com o avanço da gestão hoteleira, trazendo insights valiosos e discussões profundas sobre pessoas e o papel da governança no setor.

Carla Trindade, consultora operacional na área de lavanderia e governança uma das organizadoras do Simpósio e palestrante, destacou a importância do evento como um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do ramo. “A dificuldade de hoje todo mundo sabe que é quadro de pessoal, formação de equipe. Na formação de equipe está difícil sim, mas se não capacitar quem já está dentro do hotel, essas pessoas também vão sair e ficará ainda pior. É preciso valorizar no sentido pleno”, afirmou Carla.

Segundo ela, é preciso ter um quadro mais humanizado dando as ferramentas adequadas para que a operação realmente funcione. “O primeiro passo é dar equipamentos, dar material adequado, enxoval em número suficiente para fazer um bom trabalho. E, é claro, a capacitação é fundamental”, reforça.

Aparecida Dalprá, uma das fundadoras do Comitê de Governança Hoteleira de Santa Catarina e organizadora do evento, também expressou seu entusiasmo com o Simpósio. Ela ressaltou a relevância de promover um espaço onde as melhores práticas, inovações e tendências em governança são compartilhadas, enriquecendo a qualidade dos serviços hoteleiros.

“Esse ano o Simpósio superou todas as expectativas. De toda minha experiência nessas 13 edições, esse foi o melhor. Ficou um gosto de quero mais”, comemora Aparecida, que como realizadora, ouviu inúmeros elogios tanto pela qualidade técnica e de conteúdo, quanto pelo espaço e organização geral.

O Simpósio de Governança reafirmou seu papel como um ponto focal para profissionais comprometidos com o aprimoramento da gestão hoteleira, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor e inspirador. “As discussões e insights compartilhados durante o evento certamente contribuirão para elevar ainda mais os padrões de excelência no setor hoteleiro”, completa Aparecida.

Gestão de equipes

A primeira palestra foi justamente sobre gestão de equipe, com o empresário e hoteleiro Rogério Bachi. “Tudo na hotelaria são pessoas. Saber liderar uma equipe, motivá-la é fundamental” explica o palestrante. E esse tema está em completa sinergia com o tema central do encontro, “Pessoas, Gestão e Experiências”.

Segundo Rogério, seja um pequeno empreendimento ou uma grande rede, liderar pessoas deve ter uma mesma visão. “A mudança existe pelo tamanho do empreendimento. Não importa se são 2 liderados ou 1000. O liderar as pessoas, o motivar, o fazer com que elas produzam da melhor forma continua com o mesmo objetivo”.

E como um lider de sucesso, Rogério traz o seu próprio case na gestão de pessoas. “Eu costumo contratar baseado pelo comportamentno e não só pela habilidade técnica. Uma pessoa que tem uma boa atitude e um bom comportamento ela aprende tudo. Mudar o comportamento é muito mais difícil. Eu já contratei pessoas que não tinham nenhum conhecimento, mas foram bem treinadas”

Hospitalidade na hotelaria

A hospitalidade, ponto chave dentro de um meio de hospedagem também foi debatida no evento. Segundo Carla Trindade, esse assunto deve ser desenvolvido nos colaboradores. “É preciso capacitar o colaborador para olhar os detalhes que fazem a diferença quando o assunto é experiência do hóspede”, enfatizou ela. Quem teve a missão de transmitir valioso assunto foram os palestrantes Carlos Kiehl e Aline Silva.

Carlos trouxe como referência em hospitalidade Chieko Aoki, da rede Blue Tree. Segundo o palestrante, “Senhora Aoki é a personificação da hospitalidade. Ela me ensinou muito, foi uma pioneira quando ainda não se dava atenção para as equipes”.

Aline teve uma participação espetacular à distância deixando uma mensagem que vale a pena ser conferida. “Treinem o olhar de vocês, pois antes de atender o cliente temos que entender e decifrar as emoções. A hospitalidade vem da interação com outras pessoas. Mas acima de tudo, a hospitalidade é de dentro pra fora. Se a sua equique não sente que é tratada com o mesmo respeito e compromisso que você coloca no tratamento com o seu cliente, o colaborador não é capaz de transmitir isso para o cliente”, enfatizou a hospitality insider.

E com a sala lotada Aline deixou uma última frase que não poderia resumir melhor todo a participação. “Se vocês cuidarem da equipe de vocês, elas cuidarão dos clientes de vocês. O trabalho de vocês será menor”.

Outro tema de destaque que não poderia ficar de foram os aspectos jurídicos focados em governança. Carla Trindade lembra que muitos aspectos da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados devem ser traduzidos para o perfeito entendimento da área de operações, em uma linguagem compreensível por todos.

Alinhando Gestão x Operação é foco do Simpósio de Governança

Outro tema que teve uma atenção especial do hoteleiro foi a palestra com Karina Heerdt. A especialista trouxe para o debate o alinhamento da gestão com a operação tendo como foco principal o resultado financeiro que o gestor tanto busca. Segundo Karina, uma gestão eficiente gera resultados positivos em caixa. Uma equipe treinada reduz o consumo de produtos, reduzindo custos, prolonga a vida útil de produtos e tudo isso, impacta diretamente os resultados dos negócios.

Esse tema reforça a preocupação do Encatho & Exprotel que busca trazer palestras e painéis que proporcionem entendimento de ferramentas para melhor utilização, bem como, palestras e apresentações técnicas de produtos e serviços com o objetivo de reduzir desperdícios e, consequentemente, gerar melhores resultados financeiros.

Manutenção Preventiva

A célebre frase “Melhor prevenir do que remediar” vale também para a área hoteleira. Quando o assunto é manutenção preventiva, Guilherme Scheidt é especialista. O palestrante deu um verdadeiro checklist para que os profissionais da área possam fazer uma vistoria básica nos empreendimentos e evitar dor de cabeça.

“Por anos a manutenção sempre foi corretiva, e isso pode sair muito caro. Com manutenção preventiva você prolonga a vida últil de equipamentos e diminui reclamações de hóspedes. Além disso, permite que você programe datas e horários, não interferindo na rotina do empreendimento”, enfatiza Guilherme.

Outra dica bem importante abordada foi a periodicidade. Do dia a dia até aquela manutenção anual. O mais importante é ter um checklist e tudo listado, assim fica fácil tanto para o funcionário que precisa executar a tarefa, quanto para o hoteleiro, que precisa  prever orçamento.

Limpeza e Higienização

Para encerra com chave de ouro e deixar aquele gostinho de quero mais, Carla Trindade e Ariadne Silva falaram sobre gestão de limpeza e higienização, uma das atividades com alto valor estratégico para o sucesso do negócio, sendo muitas vezes o principal fator que influencia a experiência do hóspede.

Da recepção até o restaurante. Do apartamento ao salão de eventos. Tudo deve estar impecável.  “É a governança o setor responsável por cuidar para que a higiene e limpeza estejam sempre em dia. Esse setor deve estar sempre integrado a todas as outras áreas”, explica Carla.

Mas como gerenciar produtos e acessórios que os profissionais utilizam em seu trabalho? Quantidades x qualidade? Outro ponto que também necessita de orientação para evitar desperdício. Qual a melhor forma de organizar o material de trabalho para não misturar itens sujos com itens limpos? De que forma otimizar o trabalho para evitar perder tempo? Parecem perguntas básicas, mas aqui também vale a frase: “O óbvio precisa ser dito”.

“Esse painel foi muito show”, enfatiza Aparecida Dalprá. “Queremos sempre trazer novidades e mudar o tema das palestras, mas esse ano vimos muita gente nova. Temos que repensar e trazer sempre algumas abordagens que merecem ser lembradas todas as vezes”.

Com sala lotada em todos os momentos, Aparecida comemora o sucesso da 13ª do Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira e já antecipa que, daqui a dois anos, haverá uma grande festa para comemorar os 15 anos de Simpósio.

Como mensagem final ao hoteleiro, Aparecida lembra que a hotelaria depende da operação para ter a receita que o hoteleiro quer. “Valorize mais seus colaboradores. Motive, incentive seus colaboradores! Permita o desenvolvimento profissional, porque tudo aquilo que você investe em uma equipe, volta em receita para o empreendimento”.