Imagem & Arte

Com uma intensa programação, teve início na tarde dessa nessa terça (08.08), na Sala Campeche do CentroSul, em Florianópolis, o Encontro Catarinense de Gestores do Turismo. Promovido pela Setur (Secretaria de Estado de Turismo), o evento prossegue até amanhã (09.08) e é realizado paralelamente ao 34º Encatho & Exprotel. O público-alvo são interlocutores regionais, municipais e gestores de Turismo.

Participação de gestores supera as expectativas

“O encontro superou as expectativas, estamos muito felizes com o resultado”, disse Dirlei Barbieri Rofner, diretora de Inovação, Planejamento e Marketing da Setur. Segundo ela, o objetivo era trazer os gestores de turismo regionais, principalmente, das cidades que estão no Mapa Nacional do Turismo. Dos 295 municípios catarinenses, 156 fazem parte do Mapa.

“Não imaginávamos tanta procura, estavam disponibilizadas 144 inscrições e estamos com 200 e ainda fazendo a transmissão online para suprir essa demanda que ocorreu”, afirma Dirlei. Para a especialista, isso ocorre pelo fato de que o turismo está numa crescente muito grande e os gestores municipais estão interessados em políticas públicas. “Esse é o objetivo, de profissionalizar os municípios e mostrar a importância e a necessidade de estar dentro do Mapa Nacional de Turismo, de ter um plano municipal de Turismo, e de ter gestores que entendam minimamente de políticas públicas”, afirmou Dirlei Barbieri Rofner.

Secretário Evandro Neiva fala da união e da troca de experiências

Na abertura do encontro, o titular da Setur, Evandro Neiva, ressaltou que a  equipe da Setur está renovada, mudou bastante e que é a primeira vez “que se apresenta como Secretaria de Estado aos gestores”. Por isso, segundo ele, o principal objetivo nesses dois dias do encontro é aproximar, promover a união, a troca de experiências e mostrar a nova gestão da Setur. “É um momento para que a gente possa nos aproximar dos gestores municipais, de quem está na ponta dos municípios e das regiões também a fim de apresentar o novo planejamento do governo do estado e se conectar melhor com o planejamento dos municípios e das regiões”, disse.

O secretário Evandro Neiva destacou também a importância de divulgar a cadeia produtiva que envolve o setor. “O Turismo em Santa Catarina cresceu muito nesses últimos anos, então você vê regiões que não trabalhavam muito no setor e hoje estão. Municípios que praticamente têm sua atividade econômica voltada para agricultura familiar e hoje estão atendendo como um município turístico. Isso tudo é muito novo. Por isso é importante mostrar Santa Catarina como um todo, o estado completo e como o Turismo hoje faz parte da governança, da promoção e da parte econômica do estado.

Políticas públicas para o amadurecimento do turismo

A Setur vem fazendo um trabalho para que os municípios se interessem para serem inseridos no Mapa do Turismo. Trabalhando em nível de governança para que a Setur possa auxiliar e colaborar no planejamento, nas políticas públicas para o amadurecimento do turismo.

O tema foi tratado pelos representantes da Setur Raony Rennan Feitosa de Menezes Gonçalves, Daiko Lima e Silva e Karina Baldança, que fizeram uma apresentação da Secretaria (Organograma) , abordaram as Políticas Públicas de Planejamento e Organização do Turismo, com ênfase no Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e Cadastramento e Financiamento de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur e Fungetur).

Ministério do Turismo também presente no Encontro

A representante da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Ana Carla, também participou do encontro. Ele reforçou que a pasta é responsável por planejar programas e estratégias que fortaleçam o turismo sustentável, a qualificação, promoção de destinos, entre outros.

“Sem as pessoas não existe turismo”, disse, acrescentando que o importante é proporcionar qualidade de vida não somente para quem desfruta do turismo, mas também para quem mora no município. Na sua fala, Ana Carla apontou ainda a importância de trabalhar a governança, envolvendo o público, o privado e a sociedade, respeitando a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008) e o Sistema Nacional de Turismo. Enfatizou que o Ministério que alavancar o Programa de Regionalização do Turismo, em que cada região defina seu modelo e sua gestão.

Confira o que mais aconteceu nos debates de hoje

A programação de hoje contou ainda com a apresentação do Projeto Turismo de Bem Estar e Termalismo com Noratur, contrato em execução na Setur para fortalecimento do segmento de Turismo de Bem-estar e Termal, contemplando cerca de 20 municípios catarinenses.

Também a apresentação da Rota Luterana com Rafael José Rorato, Estruturação de Projeto para criação da Rota Luterana, com extensão aproximada de 600km e abrangendo diversos municípios do meio oeste

catarinense.

O encontro encerrou com a participação da CVC sobre a Formatação/Comercialização de Destinos Turísticos com as participações de Adriana Bispo, André Luiz G. B. Almeida, Diego Ortega e a Formatação e Comercialização de Produtos Turísticos.

O Encontro prossegue nessa quarta-feira.

Confira a programação dessa quarta-feira

09/08 – Matutino – 08h às 12h (4 horas)

08h / 08:30h: Parcerias Público-Privada no Turismo Municipal, com Marcelo Greuel, Secretário de Turismo de Blumenau; Parcerias Público-Privadas na esfera Municipal como estratégia de desenvolvimento do Turismo.

08:30h / 09h: Parcerias Público-Privada no Turismo Estadual, com a Secretaria da Fazenda (CEBC, CELHS e Mirante da Serra) Parcerias Público-Privadas na esfera Municipal como estratégia de desenvolvimento do Turismo.

09h / 09:30h: Mesa Redonda sobre PPP no Turismo

Mesa Redonda sobre Parcerias Público-Privadas como estratégia de

desenvolvimento do Turismo.

09:30h / 10h: Infraestrutura Turística em Santa Catarina com Christiano Camatti  Convênios e Projetos voltados à infraestrutura turística.

10h / 10:30h: Orientações Gerais sobre Projetos de Turismo, com Conrado e Edgar;Orientações gerais sobre projetos no Estado de Santa Catarina, uma excelente opção de investimento em Turismo.

10:30h / 11:00h: Almanach com Luana Emmendoerfer;

Turismo e Inovação, a importância dos dados para o Turismo.

11:00h / 11:45h: O papel da iniciativa privada no desenvolvimento turístico, com o Parque Religioso Nossa Senhora do Louvor de Ituporanga; Santa Catarina como oportunidade de investimentos em Turismo, orientações gerais sobre projetos turísticos.

11:45h / 12h: Programa Senac Turismo com Carla Lopes. Orientações gerais sobre projetos de Turismo

09/08 – Vespertino – 14h às 18h (4 horas)

14h / 14:45h: Compartilhando Experiências com o MTUR (Categorização; Turismo Rural; e DTI) – Palestrante Maria Conceição Junckes da Pref. de Joinville; Joinville e o compartilhamento de experiências com o MTur

14:45h / 17:15h: Troca de Experiências entre as Regiões Turísticas (10 minutos

cada RT) Momento de troca entre as Regiões Turísticas (apresentações de 10 minutos cada) e Mesa Redonda com Ana Carla (MTur), Daiko Lima e Silva (Setur), Karina Baldança (Setur) e Regiões.

17:15h / 17:30h: Rota das Capelas Canoinhas; Case de Rota voltada ao Turismo Religioso

17:30h / 18h: Case – Roteiro Viva Monte Serrat com Rafael Freitag; Lançamento do Roteiro Viva Monte Serrat, voltado ao Turismo de Base Comunitária.

18h / 18:15h: Case – Roteiro Cervejeiro de Treze Tílias (Confirmado – Dirlei).

Lançamento do Roteiro Cervejeiro de Treze Tílias, com confraternização de

encerramento.

18:15h / 18:30h: Encerramento do Evento.

Credito: Imagem e Arte

Acesse mais fotos em https://drive.google.com/drive/folders/13QB8_GMu9iha1zPwGrmf1ykNOwCEVJaQ