No Dia da Imprensa, profissionais da comunicação destacam o papel do jornalismo na promoção dos destinos e no fortalecimento do turismo catarinense
Para marcar o Dia da Imprensa, celebrado em 7 de abril, três nomes de destaque da comunicação catarinense foram convidados a refletir sobre o papel do jornalismo na promoção dos destinos turísticos e no fortalecimento do setor: Mário Neves, Roberto Bertolin e Renato Igor. Em comum, a visão de que a imprensa vai muito além de informar: ela conecta pessoas, constrói reputações e impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da valorização do turismo.
Essa conexão entre comunicação e turismo também se fortalece em ambientes que aproximam imprensa e trade turístico, como o Encatho & Exprotel, um dos principais encontros do setor no Sul do Brasil. O evento reúne mais de 100 jornalistas, ampliando o alcance das pautas relacionadas ao turismo e à hotelaria.
Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, essa integração é essencial para fortalecer o setor. “A presença da imprensa no Encatho & Exprotel é fundamental para dar visibilidade ao que está sendo feito pelo turismo. Recebemos jornalistas de diferentes regiões do país e imprensa internacional, que ajudam a projetar Santa Catarina como destino, as empresas fornecedoras e os assuntos que envolvem o setor”, destaca.
Além da cobertura jornalística, o evento também promove painéis e encontros que aproximam ainda mais a mídia dos empresários e lideranças do setor. A programação valoriza todos os formatos de comunicação, rádio, televisão, veículos impressos e plataformas digitais, e conta com parcerias estratégicas com entidades como a ABRAJET, que reúne jornalistas especializados em turismo e, a ACAERT, que reúne as emissoras de rádio e TV.
Mais do que noticiar, a imprensa atua como ponte entre o destino e o visitante, ajudando a contar histórias, revelar experiências e destacar diferenciais que tornam cada lugar único. Em um cenário cada vez mais competitivo, onde a decisão de viagem passa pela confiança e pela informação de qualidade, o jornalismo segue sendo um dos pilares fundamentais para o crescimento do turismo.
Rádio e TV ampliam o alcance do turismo
Para Mário Neves, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT e presidente-executivo da NSC, rádio e televisão continuam sendo meios estratégicos para promover destinos e fortalecer as economias regionais. “Rádio e televisão têm uma capacidade única de conexão com as comunidades, levando informação com credibilidade e proximidade. Esses meios ajudam a dar visibilidade a atrações locais, eventos culturais e experiências regionais”, afirma.

Segundo ele, ao valorizar o que é local, a comunicação também estimula o turismo interno e movimenta a economia. “O rádio e a TV geram confiança e influenciam diretamente na decisão de viagem, reduzindo incertezas e aumentando as reservas na rede hoteleira”, destaca.
Mário Neves também ressalta o papel da comunicação regional na valorização de novos destinos. “A mídia regional conhece profundamente o território e consegue destacar lugares ainda pouco explorados, contando histórias que despertam interesse e identificação no público”, explica.
Para o presidente da ACAERT, a aproximação entre comunicação e turismo, promovida por eventos como o Encatho & Exprotel, fortalece a divulgação dos destinos catarinenses. “Essa integração gera estratégias mais eficazes de promoção e posiciona Santa Catarina como referência turística”, conclui.
Comunicação como ponte para promover destinos
Para Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND em Florianópolis e vice-presidente de conteúdo da ADVB-SC (gestão 2026/2027), a comunicação exerce um papel decisivo na valorização dos destinos turísticos e na construção do desejo de viagem. “O nosso papel na comunicação é promover os destinos turísticos que temos no estado, sobretudo o turismo regional. Quando mostramos essas experiências e vivenciamos os lugares, conseguimos despertar no público o desejo de viajar e conhecer”, afirma.

Bertolin destaca que Santa Catarina reúne uma grande diversidade de atrativos, como praias, serras, gastronomia, cultura e eventos, que fortalecem o potencial turístico do estado. Para ele, alinhar comunicação e turismo é fundamental para ampliar o conhecimento sobre esses destinos.
O executivo também ressalta a importância de espaços de diálogo entre mídia e setor produtivo, como o Encatho & Exprotel. “Para nós, como grupo de comunicação, participar de eventos como esse é fundamental. É uma oportunidade de conhecer as demandas do setor e construir, junto com o trade, estratégias que fortaleçam o turismo e o desenvolvimento do estado”, conclui.
Imprensa: Credibilidade e informação qualificada
Para Renato Igor, apresentador e comentarista da CBN Florianópolis, NSC TV e NSC Total, o jornalismo profissional tem papel essencial na construção da imagem dos destinos turísticos e na forma como o público percebe as potencialidades de Santa Catarina. “O jornalismo profissional tem compromisso com a informação verificada e checada. O jornalismo catarinense realiza uma excelente cobertura dos eventos turísticos, de inverno, verão, corporativos e de negócios”, afirma.

Segundo ele, ao mostrar como o turismo impacta a vida das pessoas e promove o desenvolvimento regional, a imprensa contribui para fortalecer o setor e ampliar a visibilidade dos destinos.
Em meio à rapidez das redes sociais, Renato Igor ressalta que o diferencial do jornalismo está justamente na apuração das informações. “Há uma diferença fundamental entre o trabalho da imprensa e as redes sociais, onde muitas vezes se publica qualquer conteúdo sem compromisso com a verdade. O jornalismo exerce um papel essencial na validação das informações”, explica.
Ele também destaca a importância de iniciativas que aproximem mídia e trade turístico. “Essa aproximação permite que o setor apresente seus desafios e contribui para que os jornalistas produzam conteúdos cada vez mais qualificados”, conclui.
Comunicação e turismo caminhando juntos
Ao reunir jornalistas, empresários e lideranças do setor, o Encatho & Exprotel se consolida como um espaço estratégico de diálogo entre comunicação e turismo. A presença de profissionais da imprensa, aliada à participação ativa do trade, fortalece a divulgação dos destinos e amplia a visibilidade do turismo catarinense.
Do rádio à televisão, dos portais digitais aos veículos impressos, a comunicação segue sendo uma aliada fundamental para mostrar ao Brasil e ao mundo as experiências, paisagens e oportunidades que fazem de Santa Catarina um dos destinos mais completos do país.
Nesta data tão especial, a ABIH-SC, presta sua homenagem a todos os jornalistas e agradecer a parceria na divulgação de todas as informações do turismo e da hotelaria. “Nosso agradecimento à você que é fonte de informação e ponte para que a notícia chegue até a população”, finaliza Margot Rosenbrock.
