Com a presença de autoridades, empresários, lideranças e profissionais do turismo e hotelaria, foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 23/07, a 35ª edição do Encatho & Exprotel, no CentroSul, em Florianópolis.

Reconhecido como o maior encontro da hotelaria no sul do país, o Encatho e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, a Exprotel, se estende até a quinta-feira, 25/07. Promovido anualmente pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), o encontro tem como tema central, nesta edição, a “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”.

Hino nacional

A interpretação do Hino Nacional ficou a cargo do Duo de Música Instrumental formado pela talentosa violinista Iva Giracca e o talentoso acordeonista Roger Corrêa. Natural de Santa Maria, RS, Iva iniciou seus estudos de violino aos 4 anos de idade e se formou bacharel em violino pela UFSM. Atualmente, é Spalla da Camerata Florianópolis, além de integrar o duo com Roger Corrêa. Nascido em Guaíba, RS, Roger começou a tocar acordeon diatônico aos 6 anos de idade e já levou sua música autoral a países como Espanha, Marrocos, Portugal, Chile e Argentina.

Pronunciamentos

Quem iniciou os discursos foi o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, que salientou toda a programação e a relevância do evento. “Com uma programação diversificada, o evento traz palestras, painéis, workshops e exposições que cobrem desde as últimas tendências tecnológicas até estratégias de marketing e gestão. Nomes renomados do mercado estarão presentes, compartilhando suas experiências e insights valiosos”, anunciou Rui Schürmann, diretor presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, na abertura.

Segundo ele, mais de 40 especialistas subirão ao palco para palestrar. “O Encatho & Exprotel é mais do que um evento, é uma oportunidade de se conectar com líderes do setor, explorar novas tecnologias e descobrir práticas inovadoras que podem transformar o seu negócio”, afirmou Schürmann.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, falou da importância de divulgar Santa Catarina no exterior. Ele citou como exemplo, a viagem que fez com o governador do Estado a Portugal e as parcerias que estão sendo feitas, entre elas, com a empresa aérea TAP.  

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, destacou que as ações da entidade vêm ganhando espaço como importante vetor para o desenvolvimento da economia nacional. Falou das recentes vitórias, como a continuidade do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos. “Precisamos nos unir agora em torno do projeto da Reforma Tributária em defesa do setor que pode sofrer com o aumento da carga tributária”.

O presidente da Federação Brasileira de Hotelaria e Alimentação, Alexandre Sampaio, reforçou a importância do segmento hoteleiro e de turismo trabalhar em parceria com as demais federações e conselhos empresariais visando o fortalecimento do setor. “Vida longa ao Encatho”, desejou ao final da sua fala.

O coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, Luciano Boico, representando a presidência da entidade, reforçou o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior para impulsionar o turismo. “Precisamos de um Brasil com “S”, cheio de Sabor e Saber, envolvendo todos os segmentos atuando de forma conjunta”.

A secretária municipal de Turismo, Cultura  Esporte, Zena Becker, representou o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto. Em sua fala, ela reforçou a importância desse momento de reflexão, trocas de ideias, “uma vez que a rede hoteleira tem sempre um grande desafio para discutir”. A secretária citou como o exemplo o Airbnb, que precisa ser regulamentado para que toda hoteleira não tenha as dificuldades que estão enfrentando.

O secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, falou da importância da integração entre o público e privado, que destino é público e produto é privado. “Desenvolver, qualificar e promover são os três pilares para um turismo estratégico”. 

O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, que representou o governador Jorginho Mello, falou do trabalho que vem sendo desenvolvido na promoção do turismo, em todas as regiões do estado e nas quatro estações do ano.

Homenagens

Uma tradição, na abertura do Encatho & Exprotel, são as homenagens prestadas a quem enobrece a qualidade do turismo em Santa Catarina. Pessoas visionárias, abnegadas, que ao surpreender seus clientes e potencializar o seu negócio, fortalecem o mercado e engrandecem a economia da região.

Este ano a ABIH-SC fez a entrega do prêmio Maria Helena Petry Makowiecky à turismóloga Maria Conceição Junckes, pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. O prêmio foi entregue pela hoteleira que dá nome ao prêmio, Maria Helena Petry Makowiecky.

O agraciado com prêmio João Eduardo Amaral Moritz foi o hoteleiro Beto Caputo, como personalidade masculina no turismo. Quem fez a entrega foi João Eduardo Amaral Moritz, ex-presidente da ABIH-SC e que também dá nome ao prêmio.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, também foi homenageado, em reconhecimento à sua incansável luta em favor do turismo, hotelaria e pela manutenção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Sua dedicação e empenho são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento do setor. O prêmio foi entregue pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar Vailatti.

O diretor presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, fez a entrega da homenagem ao grande parceiro do Encatho e da ABIH-SC, Evandro Novak. “Parabenizamos sua excelente gestão à frente da ABRAJET Nacional – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e agradecemos pela duradoura parceria com a ABIH-SC. Sua liderança e dedicação fortalecem e inspiram nosso setor”, ressaltou Schurmann.

Aproveitando o momento de confraternização a ABRAJET-SC homenageou a ABIH-SC pelas 35 edições do Encatho & Exprotel! Já são 35 edições de trabalho árduo, inovação e compromisso com o setor hoteleiro, contribuindo para o desenvolvimento do turismo, e sempre valorizando o trabalho dos jornalistas especializados em turismo.

De forma muito carinhosa, a ABIH-SC também prestou mais três homenagens, em forma de Menção Honrosa, a quem é essencial para o desenvolvimento da entidade. Pessoas que, através dos produtos e serviços que fornecem, fomentam e qualificam toda cadeia produtiva do turismo e da hotelaria catarinense.

Pelos 15 anos de trabalhos prestados ao Encatho & Exprotel uma justa homenagem foi feita para a gerente executiva da ABIH-SC, Juliana Bossi Castro e à jornalista, Vânia Monteiro. Ambas entregue pelo presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann.

O ciclo de homenagens encerrou com o fornecedor do segmento de hotelaria, a empresa TEKA – Tecelagem Kuehnrich S.A., entregue a Rodrigo Flôres, gerente comercial da Linha Profiline. O prêmio foi entregue pelo presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.

Conheça os homenageados

Maria Conceição Junckes – Turismóloga, atua há 26 anos na área de Turismo Receptivo e Emissivo. Proprietária da SS TURISMO/ Cia do Turismo Joinville, ela tem participação preponderante em várias entidades, como 1ª Vice-presidente da ABAV NACIONAL no biênio 2024/2025, Coordenadora de Políticas do Turismo na SECULT JOINVILLE,

Vice-presidente da IGR Caminho dos Príncipes na gestão 2023/2025, Maria Conceição também foi eleita pela Revista PANROTAS uma das 50 mulheres mais influentes no turismo no Brasil em 2022.

Beto Caputo – Começou a carreira na IBM como engenheiro de testes. Quando era gerente de projetos, deixou a empresa para assumir, como gerente-geral da Pizza Hut, a implantação da rede em Santa Catarina e no interior de São Paulo.

O Beto ingressou na hotelaria como gerente-geral da Hotelaria Accor Brasil, e a partir desta experiência, nunca mais deixou de inovar no setor. Foi um dos fundadores da Átrio Hotel Management, a terceira maior operadora hoteleira do Brasil e a primeira com capital 100% nacional.

Ele é sócio-fundador da Livá Hotéis & Resorts, operadora de hotéis em multipropriedade, e da Xtay, plataforma digital de aluguéis multistay, que opera em sistema de short e long-stay.

Palestrante tradicional aqui no Encatho, o Beto atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Forum de Operadores Hoteleiros e Diretor Regional da ABIH-SC na região Caminho dos Príncipes.

Evandro Novak – é presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET Nacional, que em seus 66 anos de atuação, reúne mais de 300 jornalistas especializados em turismo no Brasil.

Evandro é diretor e editor do Jornal e da TV Bom Dia Santa Catarina, veículos que têm sido cruciais para a divulgação do turismo e cultura dos mais diversos destinos no Brasil e exterior. Com uma carreira que transita com sucesso entre o impresso e o digital, Evandro revolucionou sua abordagem jornalística em 2005, ao levar sua empresa de jornalismo para a era digital e ampliar o alcance das informações. Hoje, só o canal do Youtube possui mais de 93 milhões de visualizações e 232 mil seguidores.

Sua contribuição ao turismo vai além do jornalismo, sendo membro ativo do Conselho Nacional de Turismo – do Ministério do Turismo – Mtur de Turismo de Santa Catarina e da Fecomércio SC. Além disso, Evandro liderou o Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau e foi Vice-presidente da Instância de Governança Vale do Contestado de 2015 a 2017. E hoje ocupa a vice-presidência da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, que pertence a Região Turística do Vale dos Imigrantes no meio oeste catarinense.

Juliana Bossi Castro – A Juliana é mamãe do Joaquim! Nos últimos 15 anos, a Juliana foi de estagiária à peça-chave na organização do Encatho & Exprotel. Formada em administração de empresas, com MBA em Liderança e Gestão Empresarial, Juliana exercita aqui toda a sua expertise, tratando com carinho e competência todos os envolvidos, dos fornecedores aos convidados. Mas a sua liderança não se resume ao Encatho & Exprotel, já que ao longo do ano ela gira a engrenagem de uma ABIH cada vez mais moderna e acolhedora. Parabéns, Juliana, por 15 anos de dedicação à ABIH-SC.

Vânia Monteiro – CEO da VM Comunicação, a Vania é diretora de marketing da ABRAJET Nacional e diretora de comunicação da ABRAJET/SC. Jornalista com graduação em Marketing Digital, pós-graduanda em Docência do Ensino Superior, Vania tem especialização em Comunicação Integrada, Growth e alta performance. Paralelamente ao trabalho desenvolvido na ABIH, Vania fundou a Growth Mentoring, empresa de mentoria e consultoria, onde aplica técnicas de growth hacking, para o crescimento acelerado no meio digital. Com isso, conduz os profissionais da comunicação, empresas e entidades para melhorarem a performance no ambiente online.

TEKA Tecelagem Kuehnrich

A TEKA Tecelagem Kuehnrich é uma empresa líder em artigos de cama, mesa e banho na América Latina. Fundada em 1926, ela conquistou gerações com produtos de qualidade e inovação. A reputação da empresa é fruto da superioridade dos seus produtos e da excelência no atendimento, construída em quase cem anos de atuação.

A linha Profiline é sinônimo de durabilidade e robustez, com cada item recebendo um cuidado especial que assegura resistência superior às numerosas lavagens industriais. A personalização é um diferencial, permitindo que quase todos os produtos possam ser customizados com logotipos em relevo, bordados ou impressões. Portadora de uma vasta coleção de prêmios e atual detentora do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, a TEKA, com sua trajetória quase centenária, se consagra como uma das gigantes na produção de artigos de cama, mesa e banho na América Latina. Operando com duas instalações industriais em Blumenau (SC) e Artur Nogueira (SP), a companhia orgulha-se de seus mais de 1.570 colaboradores e uma impressionante capacidade produtiva. A distribuição da TEKA abrange hotéis e renomadas lojas de departamento por todo o Brasil e alcança mercados internacionais.

Abertura da 33ª Exprotel

Após a cerimônia de abertura, o presidente Rui Schürmann, juntamente com Rodrigo Flores, gerente comercial da Linha Profiline na Empresa Teka, os homenageados, autoridades e demais participantes seguiram para a abertura oficial da Exprotel 2024.  Eles foram recepcionados pelo CTG Campestre Catarinense, que aos 60 anos é uma das maiores entidades tradicionalistas do estado. Foi fundado em 1964 em Urubici, tendo como primeiro patrão o S. Tiquinho, o Fulgentino Neto de Oliveira. O CTG Campestre recepcionou os convidados com a linda apresentação tradicionalista, a Dança da Invernada.

A Oportunidade de Negócios que você não pode perder

A Exprotel, feira que acompanha o Encatho, oferece um espaço para fornecedores do setor apresentarem seus produtos e serviços mais recentes. Desde soluções de software e serviços até novidades em equipamentos e suprimentos, a Exprotel é uma oportunidade única para networking, descoberta de novas tecnologias e realização de negócios.

Nesta edição são 86 espaços de exposição e dezenas de empresas que apresentam produtos e serviços que atendem os diferentes perfis de empresários e categorias de meios de hospedagem. No espaço, o visitante encontra desde produtos para higiene e limpeza, até sistemas de gestão empresarial. Das louças e artigos de uma mesa posta, até o impulsionamento nas redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. Dos destinos turísticos locais até playgrounds e energias alternativas. As soluções passam por diferentes setores e atraem olhares de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio.

“Nos últimos 15 anos tenho a oportunidade de acompanhar essa evolução do Encatho & Exprotel. As dificuldades de organizar internamente um evento dessa magnitude são enormes. Porém, a realização ao ver cada aperto de mão fechando negócios, os sorrisos com as trocas de experiências e, acima de tudo, permitir que o empresário tenha acesso ao que há de mais inovador no mercado sem precisar viajar para os grandes centros, isso mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza Juliana Bossi Castro, diretora executiva da ABIH-SC.

Reunião do Conselho abre atividades no 35º Encatho & Exprotel

Na tarde desta terça-feira, 23/07, a reunião do Conselho Deliberativo da ABIH-SC abriu oficialmente as atividades do 35º Encatho & Exprotel. O presidente do Conselho, Osmar Vailatti deu as boas-vindas, parabenizando a equipe, a diretoria e todos os envolvidos por mais um grande evento.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, participou como convidado da reunião do Conselho Deliberativo da ABIH-SC. Na ocasião, apresentou um balanço das ações nacionais, entre as quais a mobilização no Congresso Nacional para a renovação do PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. “Cerca de 400 estabelecimentos hoteleiros ainda não conseguiram abrir novamente suas portas, resultado devastador da pandemia do Covid”, disse Linhares, ressaltando a importância do PERSE não só para os hoteleiros, mas para o turismo nacional como um todo. “De quatro empregos, um é na área de turismo”, concluiu o presidente da entidade.

Já o presidente da ABIH-SC fez um relato do que será apresentado no Encatho 2024, que tem como tema central a indústria 5.0: Tecnologia, Turismo e Hotelaria. “Não é a toa que o Encatho e Exprotel é o maior evento da hotelaria e turismo do sul do país, nesse ano reunindo mais de 40 especialistas entre painéis, palestras e Simpósio, além de muito networking e uma feira que oportunizará conhecer as últimas inovações e tendências do setor”, concluiu.

Na reunião foi realizada também a assinatura de parceria entre a ABIH-SC e a CAPTARMAIS. Por meio do convênio, os associados da ABIH-SC presentes no 35° Encatho e Exprotel terão descontos especiais sobre o CAPTARPLUS, uma plataforma de cursos online por assinaturas, modelo Netflix. O valor normal mensal é de R$ 97,00. Os associados que procurarem a CAPTARMAIS durante o evento terão a mensalidade no valor de R$ 29,90.

Assinaram o convênio com a empresa de educação inteligente, que oferece em sua plataforma mais de 40 cursos, o diretor presidente Rui Schürmann e o professor Renato Moreira, diretor presidente da CAPTARMAIS. “Além de cursos personalizados de interesse dos hoteleiros, temos nos cursos online em nossa plataforma formação nas áreas de gestão, liderança, tecnologia, inovação, marketing digital e inteligência emocional”, afirmou Moreira. O convênio se estende também aos familiares de primeiro grau, como filhos e cônjuge.”A assinatura desse convênio é mais uma prova do nosso compromisso com a evolução e apoio ao empresário para uma atuação no presente, com olhar no futuro”, declarou Schürmann.

Programação segue nesta quarta e quinta-feira

Esta quarta-feira, o 35º Encatho & Exprotel apresenta uma programação rica e diversificada, com atividades que começam cedo e se estendem ao longo do dia, abordando temas cruciais para o setor de turismo e hotelaria.

As atividades começam cedo, a partir das 8h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, às 09h, Felipe Silva sobe ao palco para discutir o rumo da gastronomia catarinense e a valorização dos produtos locais.

Segurança da Informação e Gestão Hoteleira

Às 09h45, Alexandre Medeiros e Marco Antônio abordarão a segurança da informação na hotelaria, especialmente em tempos de LGPD, com moderação de Juarez Tavares. Logo após, às 10h30, Marco Tulio Quina discutirá sobre custos, controle, qualidade e comercialização na hotelaria, destacando o papel da tecnologia. Cristiana Gabriela Kersting segue às 11h15, apresentando soluções financeiras para a rede hoteleira.

Liderança Feminina e Almoço

Um dos destaques da manhã é o painel “Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico”, que ocorrerá às 11h35, com as painelistas Salete Pereira, Patricia Pires e Aksia Amorim. O intervalo para almoço será das 12h às 13h.

Análise de Dados

Às 13h, a Exprotel abre suas portas, seguida pela palestra de Diego Correa às 13h30, que falará sobre análise preditiva de dados no setor hoteleiro. Às 14h35, Marcello Petrelli discutirá a comunicação do Grupo ND e o turismo em Santa Catarina.

Produtividade de Vendas e Encerramento

O painel sobre dobrar a produtividade de vendas no setor hoteleiro, com Leonardo Silveira, Vinicius Pavei e o moderador Alex-Sandro, acontecerá às 15h40. O “Momento Exprotel” será das 16h45 às 18h30, seguido pela palestra de Alexandre Weimer às 18h30, que discutirá a era da experiência do consumidor. O encerramento da Exprotel será às 20h, seguido pelo “Momento Hoteleiro” às 20h05.

Eventos Paralelos

Simultaneamente, o evento contará com várias atividades paralelas:

  • 09h às 12h: Atividades da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) na Sala Cacupé e Espaço ABBTUR na Sala Brava.
  • 09h às 18h: Encontro das IGR’s na Sala Campeche e Estúdio de Entrevistas na Sala Forte.
  • 14h às 18h: Atividades da Abrasel SC na Sala Cacupé e da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC) na Sala Santinho.

Lembrando que a entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.encatho.com.br