Quem Cuida de Quem Cuida?

Na manhã do dia 25 de julho, às 08h45, a Sala Joaquina do CentroSul, em Florianópolis, será palco de uma palestra inspiradora e instigante sobre o papel dos líderes no cuidado de seus colaboradores. Proferida por Ana Paula dos Santos, que tem vasta experiência e conhecimento no tema, a explanação promete despertar reflexões cruciais que podem fazer a diferença na gestão de equipes e na promoção de um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

A palestra “Um Olhar Sobre o Papel dos Líderes: Quem Cuida de Quem Cuida? A Relação do Flow com o Bem-Estar Psicológico” é um dos destaques da programação da 35ª edição do Encatho & Exprotel. O evento, que acontece de 23 a 25 de julho, está com inscrições gratuitas pelo site www.encatho.com.br

Experiência imersiva e focada na satisfação

Nesta palestra cativante, Ana Paula dos Santos explora a importante questão de quem está cuidando dos cuidadores, especialmente no desafiador setor hoteleiro. Ela analisa a relação fundamental entre o estado de fluxo (flow) – a experiência imersiva e focada que aumenta a satisfação e o desempenho – e o bem-estar psicológico dos profissionais de hospitalidade. Serão abordadas estratégias práticas para promover o fluxo no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade de vida, a produtividade e a felicidade de todos os envolvidos.

“O objetivo é que os participantes saiam da palestra com ferramentas importantes para cuidar de si mesmos enquanto cuidam dos outros, criando um ciclo positivo de bem-estar e desempenho no setor hoteleiro. É uma oportunidade de participar de um encontro inspirador e educativo sobre a importância de cuidar daqueles que cuidam de nós”, afirma Ana Paula.

Reflexões e Questionamentos

A palestra de Ana Paula dos Santos nos faz refletir sobre várias questões essenciais:

  • Quem está cuidando dos cuidadores? Em um setor tão exigente quanto o hoteleiro, como garantir que aqueles que estão sempre prontos para atender os outros também recebam o cuidado necessário?
  • Como o estado de flow pode ser promovido no ambiente de trabalho? Quais são as estratégias práticas que líderes podem adotar para fomentar este estado imersivo e produtivo em suas equipes?
  • Qual é o impacto do bem-estar psicológico na produtividade e felicidade dos profissionais? Como o equilíbrio entre cuidar dos outros e cuidar de si mesmo pode transformar o ambiente de trabalho e os resultados do negócio?

Ana Paula dos Santos traz uma abordagem única e enriquecedora sobre a importância do equilíbrio e do cuidado mútuo no setor hoteleiro. “Participar desta palestra é uma oportunidade para líderes e profissionais do setor refletirem sobre suas práticas e adotarem novas estratégias para promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, enfatiza.

Quem é Ana Paula dos Santos?

Ana Paula dos Santos é uma renomada pesquisadora, professora, palestrante e facilitadora em treinamentos voltados para a educação corporativa. Graduada em Turismo com foco em empreendedorismo, possui um MBA em Marketing, além de pós-graduações em Essential Master Coaching, Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva. Ana Paula é especialista em Gestão e Planejamento de Eventos, tem um MBA em Liderança e Gestão Empresarial, e está concluindo seu doutorado em Administração.

Atualmente, cursa uma pós-graduação em Gestão de Pessoas por Competências e é mestre em Administração com foco em Bem-Estar Psicológico. Sua linha de pesquisa abrange temas como bem-estar no trabalho, bem-estar subjetivo, felicidade no trabalho, competências empreendedoras e orientação empreendedora. Esses conceitos são fundamentados nos princípios da psicologia positiva, com diversos artigos publicados em revistas científicas, incluindo algumas internacionais. Ana Paula já apresentou seus trabalhos em eventos importantes, como em Sevilha, na Espanha.

Além de sua sólida formação acadêmica, Ana Paula possui uma ampla formação complementar, incluindo monitoria em hotéis, captação de recursos incentivados, boas práticas e manipulação de alimentos, cerimonial de eventos avançados, produção e organização de casamentos, produção de shows, licenciatura e oratória, negociação avançada, cultura organizacional, inteligência emocional e mediação de conflitos. É certificada em life coaching, wellness coaching, executive coaching, coaching de equipe e de carreira, entre outros.

Participe da 35ª edição do Encatho & Exprotel

Junte-se a nós na 35ª edição do Encatho & Exprotel, promovido pela ABIH-SC, que tem como tema central “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. “Estamos ansiosos para recebê-lo neste evento enriquecedor, onde a tecnologia, o turismo e a hotelaria se encontram para discutir as tendências e o futuro do setor”, afirma o diretor-presidente da ABIH- SC, Rui Schürmann.

Além da inspiradora palestra da Ana Paula, outros 40 especialistas de renome subirão ao palco, apresentando os painéis e palestras que envolvem temas atuais e relevantes para o setor, reunindo capacitação, informação e conhecimento. Entre eles estãoFelipe Silva, com a palestra “O Rumo da gastronomia Catarinense e a valorização dos nossos produtos”, Marcelo Oliveira, com a “A importância da assessoria jurídica para o setor de turismo e hospitalidade”, e os painéis “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel” e “Desafios com a força de trabalho em hotéis: decisões, dados e sensibilidade”.

O Encatho & Exprotel 2024 reunirá empresários e profissionais de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. Com uma programação intensa e diversificada, é a oportunidade perfeita para se atualizar e descobrir as mais recentes inovações do mercado. Confira a programação completa no site

Serviço

  • O que: ENCATHO & EXPROTEL
  • Quando: 23 a 25 de julho
  • Onde: CentroSul – Florianópolis
  • Quanto: Entrada Gratuita
  • Informações: www.encatho.com.br
  • Realização: ABIH-SC