Encatho & Exprotel movimenta o trade turístico com reflexões para pensar o futuro da hotelaria e do turismo

O Encatho & Exprotel 2024, que teve início na terça (23.07) no CentroSul, em Florianópolis, prosseguiu nesta quarta-feira (24.07), com uma programação intensa, recheada de reflexões e compartilhamento de informações. O que esperar da hotelaria e do turismo nos próximos anos? Como a Indústria 5.0 pode impactar seu negócio? Esses são alguns dos questionamentos que o Encatho & Exprotel busca responder, nesses três dias do evento, enquanto oferece um espaço de troca e aprendizado contínuo.

O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), está comemorando sua 35ª edição com grande estilo e um compromisso com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no estado. O objetivo é ampliar os horizontes dos participantes e encontrar as respostas que transformarão a atuação de cada um no setor.

Durante toda a quarta-feira, foram apresentadas, em sete salas paralelas, seis palestras, três painéis, Simpósio, além de reuniões de entidades do setor.

A Exprotel abriu a tarde para a visitação do público com dezenas de empresas apresentando produtos e serviços que atendem a variados perfis de empresários e diferentes tipos de meios de hospedagem e empreendimentos. No local, os visitantes encontram desde itens para higiene e limpeza até sistemas de gestão empresarial.

Maiele Marina, gerente da rede de hotéis Valerim, falou sobre a importância do evento para conhecer diferentes opções de fornecedores. “Queremos renovar o estoque do enxoval da nossa rede hoteleira. Encontrei novidades e tendências em outras áreas, produtos que nem estava procurando. Também venho a feira prestigiar os parceiros, que sempre tem algo novo para contribuir em conforto e fidelidade para os hóspedes”, disse.

Na Exprotel  há uma diversidade de produtos, como louças e artigos para mesa posta, além de serviços como impulsionamento em redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. O espaço também abrange destinos turísticos locais, playgrounds e soluções em energias alternativas. As opções oferecidas abrangem diversos setores, atraindo a atenção de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio.  “Estou visitando a Exprotel em busca das novidades e das novas tecnologias em um espaço único, com muitas opções”, destacou Alessandra Medeiros, gerente comercial da EcoHotel Navegantes.

Já Fernanda Ubanski, secretária executiva, disse que fechou uma parceria com a Matinali têxtil. “Em agosto teremos o retiro da empresa e estou procurando na Exprotel brindes para os colaboradores. Já encontrei”, afirmou ela.

Diego Artur Tamanini, empresário do ramo de Hotelaria, está participando do Encatho & Exprotel, pela primeira vez. “Vim buscar conhecimento que está desenvolvido na área e uma forma adequada de começar esse ramo de uma maneira mais profissional. Estou muito satisfeito com o evento, para mim está 100%”, disse. Diego iniciou unidades de locação e está construindo sua primeira pousada no Sul da Ilha de Florianópolis.

Atividades do Turno da manhã

A palestra O Rumo da Gastronomia Catarinense e a Valorização dos Nossos Produtos” conduzida pelo Chef Felipe Silva, abordou a crescente valorização dos produtos regionais e a transformação da gastronomia em Santa Catarina. Felipe Silva destacou a importância de redescobrir e integrar ingredientes locais na alta gastronomia, trazendo uma nova perspectiva à culinária catarinense. Os principais temas apontados foram a influência europeia e tradição catarinense e as oportunidades na gastronomia hoteleira. “A valorização dos produtos catarinenses está moldando um novo rumo para a gastronomia local, promovendo sustentabilidade e inovação. É preciso valorizar o estado de Santa Catarina e sua rica cultura gastronômica”, disse o Felipe Silva, Chef no Osli Restaurante e responsável pela operação gastronômica do LK Design Hotel.

O painel Segurança da Informação na Hotelaria em Tempos de LGPD”, foi  apresentado por Alexandre Medeiros, advogado certificado pela IAPP, com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação, especialista em defesa cibernética, compliance e gestão de risco e  Marco Antônio, Diretor dos Representantes Estaduais e Municipais na AOPD e Consultor de Segurança da Informação e LGPD. Marco ajuda empresas a implementar medidas de segurança robustas e a cumprir a legislação. A moderação foi de Juarez Tavares, CEO da Magia Parks & Resorts, que trouxe uma visão abrangente sobre os desafios e melhores práticas em segurança da informação no setor.

No painel foi ressaltado que a segurança da informação é um desafio crítico no setor hoteleiro e de turismo, especialmente em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Proteger informações pessoais dos clientes é essencial não só para cumprir a legislação, mas também para manter a confiança e a reputação das empresas”, disse Alexandre Medeiros. O painel também destacou a importância da LGPD, que estabelece normas claras para o tratamento de dados pessoais, exigindo que os hotéis adotem medidas rigorosas de segurança para proteger as informações dos hóspedes contra acessos não autorizados e ciberataques. “Cumprir essas regulamentações é vital para manter a confiança dos clientes e assegurar a continuidade dos negócios”, enfatizou Juarez Tavares.

Por último, os painelistas falaram das estratégias para minimizar riscos, compartilhando exemplos práticos e dicas sobre as melhores práticas de segurança. Foram explanadas estratégias para reduzir a exposição a ameaças internas e externas, a importância de uma cultura de segurança da informação nas empresas, e como garantir a privacidade e proteção dos dados dos hóspedes. “A ameaça a qualquer empresa está atrás do balcão, não é hacker, não é vírus, é uma pessoa. Por isso a importância da segurança das contratações, e o pessoal do RH precisa participar desse processo. É preciso construir uma cultura de segurança”, disse Marco Antônio.

A palestra Custos, Controle, Qualidade e Comercialização na Hotelaria: O Que a Tecnologia Pode Fazer Pelo Hotel? A palestra de Marco Tulio Quina foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre a integração da tecnologia na gestão hoteleira, diretamente de um líder com vasta experiência e sucesso comprovado no setor. Desde 2004, ele atua na Realhotéis, liderando a implantação e gestão de treinamentos especializados, moldando a eficiência de inúmeras operações hoteleiras.

Na visão de Marco Tulio Quina, o cenário hoteleiro enfrenta desafios crescentes em eficiência e competitividade, especialmente com a influência das Online Travel Agencies (OTAs) e a necessidade de constante inovação. Neste contexto, Marco Tulio Quina, explicou como a tecnologia moderna pode transformar a gestão hoteleira. A sessão explorou como sistemas integrados e estratégias digitais podem melhorar a lucratividade, atrair e fidelizar hóspedes, além de oferecer melhores estratégias de precificação e marketing.

Na abordagem holística, Quina enfatizou a importância de entender a operação hoteleira de forma holística, equilibrando todos os aspectos da gestão para uma administração mais eficaz. A palestra destacou também como a tecnologia pode proporcionar estratégias inovadoras que beneficiam tanto os hóspedes quanto os gestores hoteleiros. Com mais de 120 hotéis e pousadas em seu portfólio, Quina possui vasta experiência em operações hoteleiras de diversos calibres e consultoria internacional.

As soluções financeiras para a rede hoteleira” foi o tema explorado, em uma apresentação de 15 minutos, por Cristiana Gabriela Kersting, assessora jurídica do Sicredi. Entender as demandas do segmento e o que a instituição financeira pode apoiar. Na oportunidade fez uma apresentação da atuação do Sicredi.

Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turísticofoi o último painel apresentadona manhã dessa quarta-feira. O painel enfatizou o impacto significativo da liderança feminina na transformação e inovação do setor turístico, exemplificado pelo desenvolvimento sustentável de Jurerê Internacional, agora conhecido como Jurerê in_. A discussão abordou como a liderança humanizada e inovadora está remodelando o setor turístico, com especialistas explorando práticas sustentáveis e modelos de negócios que colocam as pessoas no centro da gestão. Entre as painelistas, Salete Pereira, Patricia Pires e Aksia Amorim compartilharam suas experiências e estratégias bem-sucedidas implementadas em Jurerê Internacional e Jurerê Open.

Salete Pereira, coordenadora corporativa em sustentabilidade do grupo Habitasul, destacou suas práticas de responsabilidade social e ambiental. “A sustentabilidade acontece quando a mudança começa por nós”, destacou Salete.

Patricia Pires, gerente geral do Jurerê Open, trouxe sua vasta experiência no setor varejista e na gestão de shoppings. Aksia Amorim, diretora do Jurerê Beach Village, contribuiu com sua experiência no setor hoteleiro. “Não tem que fugir do tradicional. A competência tem que existir”, disse. E acrescentou: “Tive o privilégio de trabalhar em empresas grandes e renomadas, mas estar numa empresa como o grupo Habitasul, onde o propósito e os valores são os mesmos, suas ideias e espaços são valorizados e que você possa contribuir de forma integral é muito gratificante. Vim com uma expectativa grande e consegui superar”, afirma Salete, que tem experiência de. mais de 20 anos no setor da hotelaria.

O painel evidenciou como o planejamento urbano e as práticas sustentáveis influenciam positivamente destinos turísticos de padrão internacional, servindo como modelo e inspiração para outras regiões.

Atividades do Turno da tarde

A palestra “Revelando o futuro do seu hotel através da análise preditiva de dados”, proferida por Diego Corrêa abriu os trabalhos da tarde da quarta-feira do Encatho & Exprotel. CMO e cofundador da HSystem, Diego destacou a importância dos dados na tomada de decisões estratégicas para o setor hoteleiro. Ele também explicou como a análise preditiva de dados pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a gestão hoteleira, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado. “Um novo conceito de análise de desempenho pode ser implementado de forma simples, direta e acessível para todos os hoteleiros”, afirmou. Diego também enfatizou que “utilizando dados reais das suas propriedades, os gestores poderão impulsionar a rentabilidade e competitividade de seus empreendimentos hoteleiros”.

Com mais de 15 anos de experiência, Diego é uma força transformadora na indústria hoteleira, combinando sua paixão por turismo, gestão, marketing, vendas e empreendedorismo para levar inovação ao setor. “Acreditamos que o conhecimento aliado a ferramentas tecnológicas é a chave para o desenvolvimento do setor”, concluiu.

Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND em Florianópolis, desde 2013, respondendo pela ND TV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, foi o segundo palestrante da tarde, com o tema A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC”. Bertolin substituiu Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND que não pode estar presente.

Em sua explanação, destacou que Santa Catarina, com suas paisagens deslumbrantes e diversidade cultural, tem um enorme potencial turístico e que a comunicação desempenha um papel fundamental na divulgação e promoção desses destinos. “A comunicação é essencial para o crescimento do turismo no estado. A mídia pode atrair turistas ao mostrar as belezas naturais, a infraestrutura para eventos corporativos e a rica gastronomia local. Eventos como a Oktoberfest e o Festival de Dança de Joinville também são grandes atrativos. O Grupo ND, com suas plataformas como NDTV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, tem promovido constantemente o turismo em Santa Catarina, alinhando-se com os interesses dos empreendedores do setor turístico”, enfatizou Roberto Bertolin, com 40 anos de experiência na comunicação e sua trajetória no Grupo ND. Segundo ele, promover uma comunicação eficaz não só aumenta a visibilidade do estado, mas também fortalece a economia local. “A parceria da mídia no desenvolvimento do turismo é vital para garantir que Santa Catarina continue a crescer como um destino turístico de destaque, atraindo mais visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico da região”, concluiu.

O painel “Como dobrar a produtividade de vendas do seu Hotel”

foi apresentado pelos especialistas Alex-Sandro de Souza, CEO da Tribuzana Marketing Hoteleiro; Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia, e Vinicius Pavei, co-fundador e diretor de Tecnologia e Produto na Asksuite. No início do painel, Leonardo apresentou dados relevantes. No google, em janeiro, 663 mil pessoas pesquisaram por hospedagem em Florianópolis. Já em abril este número ficou em 267 mil pessoas.

Leonardo Silveira destacou que a simplificação e automação dos processos são fundamentais para aumentar a produtividade, permitindo que os hotéis se concentrem mais no atendimento ao cliente e menos em tarefas administrativas. “ Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, apresentou Vinicius Pavei, na frase do irlandês William Thompson. Ele explicou que a integração de tecnologias avançadas, como chatbots e sistemas de gestão de reservas, facilita a comunicação com os hóspedes e aumenta a eficiência operacional, focando a equipe de vendas na conversão de leads em reservas. Alex-Sandro de Souza, moderador do painel, enfatizou que a automação de tarefas repetitivas melhora a produtividade e proporciona uma experiência mais personalizada para os hóspedes, liberando a equipe para desenvolver estratégias de marketing e vendas.

Sobre os benefícios de dobrar a produtividade de vendas, eles elencaram as seguintes questões: vender mais com menos esforço, melhorar a experiência do cliente, aumentar a lucratividade do hotel, operação mais ágil e eficaz, refletindo na satisfação dos hóspedes e na rentabilidade do hotel.

A palestraA era da experiência: um conteúdo incomodativo sobre a experiência do consumidorencerrou o evento do segundo dia do Encatho & Exprotel, oferecendo uma visão transformadora sobre a experiência do consumidor, fundamental para quem deseja se destacar no mercado atual. O palestrante Alexandre Weimer, economista, fundador do HJ Conference, e especialista em vendas, marketing e experiência do consumidor, enfatizou a necessidade de personalização e satisfação do cliente em um mercado competitivo.

Alexandre Weimer desafiou os participantes a repensar suas estratégias de atendimento ao cliente, destacando que todos na organização devem adotar a mentalidade de vendedor. No tema da excelência no atendimento, a discussão se concentrou em como atingir a excelência no atendimento ao cliente e transformar produtos e serviços em experiências valiosas. “Eu acredito na disciplina, persistência e dedicação como chave para o sucesso, e no aprendizado contínuo como um processo vital”, concluiu.

Eventos paralelos

Além das palestras e painéis mencionados, ocorreram reuniões paralelas de entidades como aFecomércio SC, ABBTUR, Encontro das IGR’S, Sebrae, Abrasel SC, Abav-SC, além do painel “Sistemas de Aquecimento Solar + Bombas de Calor Aplicados a Hotelaria” e o 14º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira.               

Simpósio de Governança Destaca a Importância da Qualificação e Bem-Estar dos Colaboradores

Qualificação Profissional como Espinha Dorsal da Governança

“O setor de governança é a espinha dorsal que sustenta um hotel, sendo necessário para sustentar essa engrenagem a constante qualificação profissional”, afirmou Fabíola Martins, docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de SC (IFSC). A professora participou do Simpósio com a palestra “Inspirar para Crescer”, enfatizando a importância da qualificação profissional para promover qualidade e eficiência no setor de governança. Ela destacou como inspirar e estimular os trabalhadores a buscarem desenvolvimento contínuo e a reconhecerem seus papéis, independentemente do cargo, função ou hierarquia. “Se a governança vai mal, tenha certeza que o hotel ou pousada também vai mal”, concluiu Fabíola, ressaltando a interdependência entre a eficiência da governança e o sucesso dos estabelecimentos hoteleiros.

Ergonomia e Qualidade de Vida na Governança

“A qualidade de vida dos colaboradores tornou-se um diferencial estratégico para as organizações”, enfatizou a fisioterapeuta Nathália Bentancur durante sua palestra sobre os riscos ergonômicos. Nathália identificou problemas como levantamento de peso, movimentos repetitivos, postura inadequada e estresse mental, e suas consequências para a saúde, incluindo dor cervical e lombar, tendinite, bursite e dores crônicas. Ela apresentou estratégias para melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores, como técnicas de alavanca corporal, intervalos e exercícios, uso de EPIs e ajuste de mobiliário. “O papel da empresa é oferecer esses equipamentos e informações aos colaboradores. Cabe aos trabalhadores fazerem o uso correto”, afirmou Nathália, sugerindo também cinco minutos diários para exercícios como uma prática benéfica.

Gestão de Enxoval em Serviços de Lavanderia

A engenheira química Jéssica Gonçalves, da Diversey, abordou aspectos cruciais da gestão e manutenção de enxovais em serviços de lavanderia, durante sua palestra “O Enxoval e Suas Propriedades na Lavanderia”. Ela destacou a importância da gestão adequada do enxoval para garantir durabilidade e qualidade dos itens utilizados em operações hoteleiras. Jéssica explicou o uso de produtos e suas dosagens, levando em conta os tipos de tecidos, cores e fibras.

Escolha Correta do Enxoval e Suas Características

Na palestra “A Importância da Escolha Correta do Enxoval e Suas Características”, o CEO da GA Confort Hotelaria, Gerson Colombo, explorou a importância da escolha correta do enxoval, desde a construção do fio até o armazenamento, destacando como essas escolhas impactam a conservação dos itens hoteleiros. “Não compre gato por lebre, fique atento às especificações nas etiquetas, se estão de acordo com a legislação”, alertou Gerson. Ele ressaltou a necessidade de questionar se os fios de um enxoval são por metro quadrado ou por peça, destacando que a escolha correta do enxoval é fundamental para garantir a qualidade e durabilidade dos itens utilizados no hotel e proporcionar uma experiência agradável para o hóspede.

Encantamento de Clientes com o Método Disney

“Você não vende serviço. Vende o sentimento que eles proporcionam”, declarou Messias Fernandes, consultor de hospitalidade sustentável e gerente de hospitalidade da Morada dos Canyons, na abertura de sua palestra sobre o Método Disney de encantar clientes. Usando exemplos concretos de sucesso da Disney, ele explicou como antecipar as necessidades dos clientes pode transformar a experiência do hóspede. Ele citou o exemplo de oferecer um chocolate quente a um cliente que chega ao hotel com chuva e cansado, destacando a diferença entre simplesmente atender uma necessidade e criar um impacto emocional positivo. Messias enfatizou a importância de focar na satisfação tanto do cliente externo quanto do interno, afirmando que uma equipe descontente dificilmente prestará um atendimento eficiente.

                                                              

Programação que Faz a Diferença

O evento prossegue nesta quinta-feira, 25.07 com uma série de palestras e painéis que prometem revolucionar o modo como entendemos e operamos no setor.

“Um olhar sobre o papel dos líderes: quem cuida de quem cuida? A relação do Flow com o bem-estar psicológico” 

A palestra de Ana Paula dos Santos, dia 25/07, das 08h45 às 09h35, na sala Joaquina, será enriquecedora e instigante ao tratar sobre a importância do equilíbrio entre cuidar dos outros e cuidar de si mesmo no setor hoteleiro. Serão abordadas estratégias para promover melhorias na qualidade de vida, produtividade e felicidade de todos os envolvidos no setor de hospitalidade.  

“Transformando clientes em fãs”  

Como empresas conseguem transformar simples clientes em fãs leais e apaixonados? Esse questionamento será respondido por William Weber, autor do livro “10 Passos Mágicos para o Sucesso,” utilizando como metodologia cases da Disney e de suas próprias criações para encantar clientes. A palestra abordará temas essenciais como empatia, engajamento, técnicas de storytelling e experiências dos clientes com suas marcas. Dia 25/07, das 10h35 às 11h25, na sala Joaquina. 

“Desafios com a força de trabalho em hotéis: decisões,  dados e sensibilidade”

Dia 25/07, das 09h40 às 10h30, na sala Joaquina, vai ocorrer um bate papo entre André Carvalho e Rogério Bacci, sob a moderação de Marcelo Piana. Os convidados falarão sobre a perspectiva do mercado de trabalho hoteleiro, o uso de dados e métricas para avaliar a performance, a interação com perspectivas e sonhos dos profissionais do setor, e a tomada de decisões para a obtenção de melhores resultados.

“A importância da assessoria jurídica para o setor de turismo e hospitalidade”

Compartilhar os principais conceitos jurídicos existentes e aplicados às relações de consumo e serviços turísticos de forma geral, será o foco da palestra do Dr. Marcelo de Oliveira, que vai abordar questões referentes ao ambiente de documentos e contratos, além de dicas importantes sobre cláusulas, tratativas e atendimento de consumidores, bem como as questões documentais e fiscais desses prestadores. O objetivo é capacitar os profissionais presentes para a ampliação da qualidade dos serviços prestados e por consequência, gerando mais segurança jurídica aos viajantes, turistas e consumidores. Dia 25/07, das 11h30 às 12h30, na sala Joaquina.

“A transição energética e as oportunidades para o mercado hoteleiro e serviços”

Você sabe como pode reduzir o custo ou o valor da energia elétrica do seu empreendimento hoteleiro? Os painéis fotovoltaicos podem entrar nessa situação? E quanto ao mercado livre de energia, como ele pode beneficiar o setor hoteleiro? Estas são algumas das questões que serão abordadas no painel “A Transição Energética e as Oportunidades para o Mercado Hoteleiro e de Serviços” durante o Encatho & Exprotel 2024. O painel acontecerá no dia 25 de julho, às 9h, na Sala Jurerê, no CentroSul em Florianópolis e contará com a expertise de dois renomados especialistas: Luciano Gentilini e Thiago Girardi, sob a moderação de Carlos Roberto Klaus.

“Encontrando a alma da sua hospitalidade e criando valor com espaços memoráveis”

Dia 25/07, das 09h50 às 10h40, na sala Jurerê, a arquiteta Liege Chiaradia falará sobre as novas tendências globais que enfatizam a importância da Arquitetura no aumento da permanência dos hóspedes, que buscam cada vez mais experiências autênticas e conectadas. Serão discutidas estratégias práticas para implementar mudanças nos hotéis, para que estes reflitam sua cultura e identidade, criando um sentimento de pertencimento e comunidade, aumentando sua relevância e atratividade.

“A força do Rádio e da TV para impulsionar o turismo a rede hoteleira de SC” 

O presidente da Acaert, Fábio Bigolin, dará destaque dia 25/07, das 10h55 às 12h00, na sala Jurerê, ao importante papel da mídia na promoção e no desenvolvimento da indústria hoteleira e turística catarinense. Também promete apresentar aos participantes estratégias eficazes e provocar percepções incríveis para alavancar esses setores. O grande alcance e inserção desses meios de comunicação tem um enorme potencial de influência eficaz nos destinos turísticos e em ofertas especiais. Combinados com as mídias digitais, o rádio e a TV são opções estratégicas e de bom custo-benefício, oferecendo credibilidade e a capacidade de criar narrativas envolventes. Além disso, serão apresentados exemplos de como os meios de Comunicação podem aumentar a visibilidade de Santa Catarina, fortalecendo a economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo e beneficiando toda a cadeia hoteleira. 

“A robotização da área financeira na hotelaria” 

Em um momento em que a eficiência operacional é mais crucial do que nunca, a palestra de Cláudio Azevedo explorará como a tecnologia pode transformar um dos setores mais importantes dos meios de hospedagem, alavancando a eficiência e reduzindo o tempo gasto com tarefas rotineiras através da automação. A sessão irá explorar como a integração da tecnologia nas operações financeiras pode revolucionar a gestão hoteleira, permitindo que talentos se voltem para atividades mais estratégicas e inovadoras. Ela ocorre no dia 25 de julho, das 13h30 às 14h10, na sala Joaquina. 

“A Gestão Estratégia de Pessoas para o Crescimento Sustentável do Negócio”  

O mundo mudou nas últimas décadas e, consequentemente o papel do gestor de pessoas como tomador de decisão também sofreu mudanças. Mas quais são elas? Responder a essa e outras perguntas será a missão da palestrante Uiara Ramos Uller, dia 25/05, das 14h15 às 14h50, na sala Joaquina. Para demonstrá-las, Uiara apresentará indicadores do cenário, a evolução das práticas em gestão de pessoas e os desafios empresariais em gestão, em especial do segmento hoteleiro e do turismo.

“Definindo o Futuro da Lavanderia em Hotéis: Análise Decisiva entre Terceirização e Investimento Interno”

Ter ou não ter uma lavanderia própria no hotel ou pousada? Ou terceirizar a lavagem das roupas? Ambas as opções têm seus custos, benefícios, prós e contras. Afinal, uma lavanderia interna oferece controle total sobre os processos, desde a escolha dos produtos de higiene até as técnicas de lavagem. Por outro lado, terceirizar pode reduzir custos operacionais e permitir que o hotel foque em outras áreas essenciais do serviço. Para auxiliar e esclarecer as dúvidas sobre essa relevante tomada de decisão dos hoteleiros, será apresentado o painel “Definindo o futuro da lavanderia em hotéis: Análise decisiva entre terceirização e investimento interno”, no dia 25 de julho, às 14h55, na Sala Joaquina, do CentroSul, em Florianópolis. O painel contará com a expertise dos painelistas Alexandre Dini, distribuidor de máquinas de lavar roupas profissionais e Luiz Eduardo Aléssio, diretor comercial da HigiePro, tendo como moderador Jean de Lima, CEO da JJ Hotels Group.

“Crédito que transforma vidas”

Apresentar a atuação e os indicadores do BRDE no desenvolvimento econômico e social da região Sul, o compromisso da instituição financeira com a sustentabilidade socioambiental posicionando-se como um Banco Verde e quais são as linhas de crédito voltadas ao setor de turismo, com ênfase no FUNGETUR, será a missão do diretor financeiro João Paulo Kleinübing. A palestra será dia 25/07, das 13h35 às 14h15, na sala Jurerê.

“Marketing Digital: Táticas avançadas para multiplicar suas reservas diretas”

Aprenda com Danilo de Carvalho, especialista em marketing hoteleiro e CEO da Reprotel, a maior agência de marketing hoteleiro do Brasil com 140 hotéis ativos, táticas avançadas de marketing digital hoteleiro que podem ser aplicadas em seu hotel, pousada ou resort para aumentar suas reservas diretas. Ele fará sua apresentação dia 25/07, das 14h20 às 15h00, na sala Jurerê.

“Boas práticas de compras na Hotelaria” 

No dia 25/07, das 15h05 às 15h55, na sala Jurerê, o palestrante Pedro Lopes Cardoso, Executivo de Compras com mais de 30 anos de experiência e passagens por cargos de liderança de grandes empresas, vai mostrar como transformar a área de compras de um simples centro de custos em um motor de crescimento estratégico para aumentar o desempenho financeiro de hotéis. Isso, segundo ele, implica em focar não apenas na redução de custos, mas também em impulsionar a qualidade e a inovação. O palestrante chama atenção para a importância das alianças estratégicas e otimização operacional: “Ao focar em parcerias estratégicas, eficiência operacional, sustentabilidade, uso de tecnologia e desenvolvimento da equipe, a área de compras não só contribuirá para a redução de custos, mas também impulsionará a qualidade e a inovação, gerando um impacto positivo duradouro em toda a operação do seu hotel”. 

“08 alavancas do crescimento empresarial” 

O que realmente impulsiona o crescimento sustentável nos negócios? A palestra de Ravell Nava, CEO da BRL Educação e empresário cuja trajetória é inspiradora, promete responder esse questionamento através das alavancas de crescimento, estratégias que podem transformar o desempenho de uma empresa. “Estas não são meras dicas, são poderosos métodos que, quando aplicados corretamente, podem aumentar significativamente a receita e expandir o impacto de um negócio no mercado”, revela Nava.

Sua apresentação visa ensinar como pequenas mudanças podem criar grandes impactos, permitindo que sua empresa não apenas acompanhe, mas defina as tendências do setor. Atualmente, Ravell lidera o Iron Business, um programa de mentoria que reúne 78 empresários de destaque cujas empresas somam um faturamento combinado de 4,8 bilhões de reais e empregam mais de 14 mil colaboradores. Ele faz sua apresentação dia 25/07, das 18h30 às 19h15, na sala Jurerê. 

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