Análise decisiva entre terceirização e investimento interno

Ter ou não ter uma lavanderia própria no hotel ou pousada? Ou terceirizar a lavagem das roupas? Uma das marcas da hospitalidade é o cheirinho e a maciez das roupas de cama e banho, independentemente do porte do estabelecimento, seja grande ou pequeno. Esse resultado depende diretamente da qualidade da lavagem, que pode ser realizada em uma lavanderia própria ou terceirizada. Ambas as opções têm seus custos, benefícios, prós e contras.

Essa é uma das grandes questões que impactam diretamente a operação e a experiência dos hóspedes. Afinal, uma lavanderia interna oferece controle total sobre os processos, desde a escolha dos produtos de higiene até as técnicas de lavagem. Por outro lado, terceirizar pode reduzir custos operacionais e permitir que o hotel foque em outras áreas essenciais do serviço.

Para auxiliar e esclarecer as dúvidas sobre essa relevante tomada de decisão dos hoteleiros, será apresentado o painel “Definindo o futuro da lavanderia em hotéis: Análise decisiva entre terceirização e investimento interno”, no dia 25 de julho, às 14h55, na Sala Joaquina, do CentroSul, em Florianópolis. O painel contará com a expertise dos painelistas Alexandre Dini, distribuidor de máquinas de lavar roupas profissionais e Luiz Eduardo Aléssio, diretor comercial da HigiePro, tendo como moderador Jean de Lima, CEO da JJ Hotels Group.

Encatho & Exprotel 2024

O painel “Definindo o futuro da lavanderia em hotéis: Análise decisiva entre terceirização e investimento interno”, faz parte da programação da 35ª Edição do Encatho & Exprotel que acontece de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Promovido pela ABIH-SC, o encontro tem como tema central este ano a “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site (encatho.com.br).

“O painel tem como objetivo compartilhar de forma imparcial a experiência de cada participante, colocando-se no lugar do hoteleiro, seja ele pequeno, médio ou grande”, afirma Luiz Eduardo Ramos Aléssio. A ideia é analisar como tomar a decisão de terceirizar ou montar uma lavanderia própria, destacando os principais fatores a serem considerados nessa escolha.

A apresentação abordará as seguintes questões:

  • Vantagens e desvantagens de cada modelo;
  • Custos de investimento e operação;
  • Qualidade do serviço e gestão do processo;
  • Flexibilidade e escalabilidade;
  • Fatores específicos para diferentes tamanhos de hotéis.

Quem são os especialistas

Luiz Eduardo Aléssio

Formado em Administração e Direito, com pós-graduações em Direito Tributário e Aduaneiro. Empresário e advogado, lidera as empresas HigiePro, MedHub e ProSupply, atendendo mais de 500 lavanderias no Brasil.

Alexandre Diniz

Engenheiro Mecânico e pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Empreendedor com experiência de 20 anos no setor de autopeças e lavanderias. Em 2020, vendeu sua rede de franquias para a Unilever e agora foca no fornecimento de equipamentos para lavanderias industriais e comerciais.

Jean de Lima

CEO da JJ Hotels Group e presidente da Associação dos Hoteleiros de Garopaba. Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, Jean é um líder reconhecido na indústria de hospitalidade do litoral catarinense.

Visões dos painelistas

Alexandre Diniz, com experiência de 20 anos no setor, compartilha: “Em 2017, iniciei uma operação de lavanderia industrial para o segmento de hotelaria. Três anos depois, vendi uma rede de franquias para a Unilever, o que me deu uma visão única sobre as vantagens e desvantagens de ambos os modelos.”

Luiz Eduardo Aléssio destaca a importância de uma análise criteriosa: “Não é apenas o custo operacional que deve ser considerado, mas também o ‘overhead’, que inclui contratação, treinamento e manutenção de uma lavanderia própria. Em muitos casos, pode ser mais vantajoso ter uma lavanderia interna, mas há uma série de fatores a serem ponderados.”

Moderação e Condução do Debate

Jean de Lima, moderador do painel, ressalta a relevância do tema: “Vamos abordar as diferenças de gerenciamento de uma lavanderia própria versus terceirizada, levando em consideração o tamanho do hotel e os desafios específicos de cada modelo.”

Consultoria e Decisão Informada

Os painelistas oferecerão uma consultoria abrangente, discutindo desde os custos de investimento e operação até a qualidade do serviço e fatores de gestão. “Queremos proporcionar uma visão clara para que os hoteleiros possam tomar decisões informadas, considerando todos os prós e contras de cada opção”, conclui Aléssio.

Participação e Engajamento

Após o painel, os participantes serão convidados para o lançamento da landing page da HigiePro, onde poderão acessar mais informações sobre o tema e participar de uma pesquisa online sobre a decisão entre terceirização e investimento interno.

Aprofunde seus conhecimentos

Prepare-se para uma discussão enriquecedora e esclarecedora sobre o futuro das lavanderias em hotéis. Não perca essa oportunidade de aprofundar seu conhecimento e tomar decisões estratégicas para o futuro de seu hotel. O Encatho & Exprotel 2024 é o maior encontro de hotelaria e turismo do Sul do Brasil. 

Além desse painel estarão em pauta, entre outros temas da programação, estão “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel”, “Desafios com a força de trabalho em hotéis: decisões, dados e sensibilidade”, “A transição energética e as oportunidades para o mercado hoteleiro  e serviços”, “Definindo o Futuro da Lavanderia em Hotéis: Análise Decisiva entre Terceirização e Investimento Interno”. Confira a programação completa em www.encatho.com.br.

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 23 a 25 de julho

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br   

Realização: ABIH-SC