
O turista em tratamento com GLP-1 induz o setor de hospitalidade de alto padrão a reformulações gastronômicas e a inclusão de mais opções variadas de lazer ativo
A crescente popularidade dos medicamentos para emagrecimento da classe GLP-1, como Ozempic, Mounjaro e similares, está promovendo mudanças significativas no estilo de vida dos consumidores, especialmente entre os viajantes de alto padrão. Registros do DATASUS apontam que cerca de 70% da população de Santa Catarina apresenta sobrepeso ou obesidade, refletindo uma realidade nacional que impulsiona a busca por soluções eficazes de saúde e bem-estar.
Diante dessa nova realidade, a indústria da hospitalidade de alto padrão é desafiada a repensar cardápios, pacotes de experiências e até o próprio conceito de luxo. Essa transformação será tema da palestra “Como os medicamentos para perda de peso estão remodelando o turismo de luxo”, que será ministrada por Ana Karina Melim Benthien, no dia 31/07, das 13h35 às 14h15, na Sala Jurerê do CentroSul, durante o 36º Encatho & Exprotel, encontro que reúne os principais nomes da hotelaria, turismo e hospitalidade de Santa Catarina e do Brasil.
Refeições funcionais mantendo a sofisticação
Entre os turistas com maior poder aquisitivo, o impacto é direto. Experiências gastronômicas autênticas e locais sempre foram um dos pilares mais valorizados nesse segmento. “No entanto, quem está em tratamento com GLP-1 tende a reformular sua relação com a alimentação, priorizando refeições mais leves, funcionais e ricas em nutrientes, mas sem abrir mão da sofisticação”, explica Ana Karina.
Opções variadas de atividades físicas
Mais do que escolhas alimentares, esse novo perfil de viajante está inclinado a experiências voltadas ao bem-estar ativo. Outro alerta de atualização feito pela mestre e professora universitária, refere-se sobre as atividades de bem-estar. “Trilhas, retiros de pilates, coaching personalizado e atividades focadas na preservação da massa muscular ganham destaque, especialmente porque esses medicamentos, ao reduzirem o apetite, também podem impactar a composição corporal”, exemplifica Ana Karina.
Perfil da palestrante
Ana Karina Melim Benthien é farmacêutica-bioquímica, mestre em Patologia Experimental e professora universitária no Instituto de Educação Médica (IDOMED). Fundadora e Head de P&D da Liaz Alimentos, Ana Karina tem se dedicado à pesquisa e promoção da inclusão alimentar, com forte atuação acadêmica e científica.
Encatho & Exprotel 2025: palestras estratégicas e soluções práticas para o trade
Além da palestra de abertura e de tantas outras que abordarão temas cruciais para a atualização do setor, entre as quais marketing, influenciadores e redes sociais, mídias tradicionais como rádio e TV, hospitalidade, indicação geográfica, energia inteligente, redução de custos, inteligência artificial, neuroarquitetura e muito mais.
A feira reúne empresas que traduzem as apresentações e os debates das palestras e dos painéis em soluções reais para o dia a dia da hotelaria e do turismo. Um exemplo é a Tessaro Home & Garden, que retorna pelo segundo ano consecutivo ao evento com móveis de área externa voltados ao conforto e bem-estar. Na intersecção entre moda e identidade corporativa, a Office Collection Uniformes reforça como o design pode ser um poderoso canal de conexão entre marcas e clientes. Já a Euro Colchões reafirma a importância da experiência do descanso na fidelização do hóspede.
Tessaro Home & Garden aposta no conforto ao ar livre
A empresa se destaca como referência em móveis de área externa, com forte atuação em resorts, hotéis, condomínios, pousadas e clubes. Conforme Luciano Munhoz, diretor da empresa, “nosso diferencial se dá através de um atendimento consultivo e personalizado, atendendo a necessidade específica de cada projeto, com a elaboração de ambientes confortáveis e harmoniosos, trazendo o bem estar das pessoas que o utilizam”.
Lançamento
Com um histórico de excelência em projetos personalizados e atendimento consultivo, a Tessaro retorna ao evento para apresentar a espreguiçadeira Pariso, um lançamento que une design inovador e alta resistência, ideal para áreas externas de resorts, hotéis, pousadas, clubes e condomínios. Reconhecida como referência na criação de ambientes externos confortáveis e harmoniosos, a empresa tem como foco o bem-estar dos usuários. “Será nossa segunda participação. A expectativa é fortalecer os negócios com os clientes efetivados na edição passada e conquistar novos clientes”, afirma Luciano Munhoz.
Office Collection leva inovação em uniformes à Exprotel
A Office Collection é uma empresa especializada em design e produção de uniformes. Já o diferencial da empresa conforme Luciana Stadtlander, CEO da Office Collection, “
é sermos uma fábrica de desenvolvimento de uniformes que atua desde a criação até a fabricação, sempre alinhado à moda e às tendências atuais”.
Outro ponto em destaque é o suporte para que o cliente encontre sua essência e o seu estilo, para então personalizar os uniformes com uma cor própria, detalhes, bordados e muitas opções diversificadas. “Dessa forma ajudamos você a sua marca a se conectar ao seu cliente de maneira estratégica e verdadeira”, conclui Luciana.
Referência em elegância e personalização, a Office Collection transforma uniformes empresariais em peças de estilo, desenvolvidas sob medida conforme o perfil de cada cliente. Desde 1977, a empresa evoluiu para atender diversos segmentos, como saúde, aviação e hotelaria, sendo eleita por 15 anos consecutivos o melhor fornecedor de uniformes para o setor hoteleiro. Cada coleção traz soluções únicas, alinhadas às tendências da moda e produzidas com um toque artesanal pela equipe apaixonada da marca.
“Nossa área de desenvolvimento está sempre em busca das melhores matérias-primas, inovações em cortes e tecidos que expressam a identidade visual das marcas que atendemos”, afirma a CEO Luciana Stadtlander. Para esta edição do evento, a empresária está confiante: “Minhas expectativas vão muito além de simplesmente participar. Acredito que a partir desse evento, irei ampliar a visibilidade da marca Office Collection no segmento hoteleiro, tornando-a ainda mais sólida no mercado”.
Euro Colchões, qualidade sob medida
Buscando permanentemente ser referência em inovação e qualidade, a Euro On Demand bate todas as metas, apresentando um crescimento de mais de 50% por ano, e amplia ainda mais os seus negócios. Para tal, se uniu à marca principal do grupo Euro Colchões fortalecendo sua presença e qualidade no mercado hoteleiro. “Com o crescimento, optamos por fortalecer a marca Euro Colchões mantendo a vibração de nossa startup, certos de continuar fazendo a diferença no setor de hotelaria”, afirma Tiago Nunes, diretor comercial da Euro Colchões.
Com mais de 20 anos de atuação, duas fábricas próprias e mais de 80 lojas, a Euro Colchões, integrante do grupo MREURO, apresenta na feira dois dos modelos de camas completas mais utilizados por hotéis, incluindo colchão, base, cabeceira, travesseiros e acessórios, todos com condições especiais para compra ou assinatura.
Nos últimos três anos, a marca ampliou sua atuação com a Euro On Demand, criada exclusivamente para o mercado hoteleiro com soluções por assinatura. “Nosso objetivo é dar mais visibilidade à marca e aos produtos como opção para o mercado hoteleiro da região Sul. Queremos mostrar nosso diferencial de qualidade, suporte e inovação”, afirma Tiago Nunes, diretor comercial.
Encatho 2025: Inscrições gratuitas
Promovido pela ABIH-SC, o Encatho & Exprotel 2025 acontece em Florianópolis nos dias 29, 30 e 31 de julho, é considerado o principal encontro de atualização, negócios e relacionamento da hotelaria do Sul do Brasil. A programação e a visitação à feira é gratuita, e reúne empresários, gestores, fornecedores e profissionais do setor em busca de qualificação, inovação e conexões estratégicas para o crescimento do turismo e da hospitalidade.
Serviço:
O que: 36º Encatho & Exprotel
Quando: 29 a 31 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis/SC
Entrada: Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC