Retrofit para o aumento da eficiência

A atualização da rede hoteleira é fundamental, não só no sentido da qualificação profissional, assunto que já foi tema de diversas palestras no Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, mas também no sentido da renovação e da manutenção das instalações físicas e tecnológicas.

O painel Retrofit como tendência na hotelaria” abordou justamente esta necessidade de se atualizar, a partir do retrofit, que tem como princípios a modernização, a adaptação, a revitalização, o aumento da vida útil do hotel e a eficiência.

Em sua palestra Alison Truppel afirmou que trabalhar com a tecnologia é pensar no futuro, e a hotelaria também precisa se atualizar e fazer investimentos em tecnologia. Ele apresentou o modelo BIM, para criação e execução de projetos, que é a modelagem da informação da construção. Aos poucos alguns países estão trazendo ela como obrigatória, pois reduz os custos e os erros de projeto, além de oferecer um controle muito maior do cronograma e da precisão na execução.

Quantos anos tem o meu hotel? Quais problemas tecnológicos que ele tem? Problema de internet? Problemas com segurança? Problemas com a sua conta de energia elétrica? Essas perguntas fazem os hoteleiros pensarem nos possíveis problemas que o hotel está enfrentando e conseguir destacar prioridades e a hora certa de realizar o retrofit. “Às vezes o problema não são os equipamentos, mas a gestão deles, as vezes é necessária apenas uma análise de equipamentos, site survey e um bom gerenciamento”, explicou Alison Truppel enquanto citava o exemplo do Hotel Meliã Brasil 21.

Euclides Ademir Espindola acrescentou que o BIM é um ambiente colaborativo, pois todas as pessoas que integram o projeto acessam a mesma plataforma que contém as mesmas informações e podem acrescentar seus conhecimentos durante o processo de construção. “O retrofit é necessário pois normalmente ele utiliza manutenções preditivas para prevenir as manutenções corretivas, que normalmente geram muito mais gasto”, finalizou o palestrante.

Por fim, Richard Schmitz apresentou as possibilidades de realizar o retrofit pelo aspecto financeiro, a partir das oportunidades oferecidas pelo BRDE aos hoteleiros, com linhas de crédito oferecidos para os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e alguns pontos do Mato Grosso.

Serviço:

O que: 30º Encatho & Exprotel

Quando: de 09 a 11 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br

Fotos Crédito: Imagem & Arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *