O marketing digital chegou ao mundo da hotelaria para aumentar o número de vendas e estreitar a comunicação entre os hoteleiros e os viajantes, mas para ter sucesso neste relacionamento com o cliente é necessário conhecer e se atualizar sobre as novidades do mundo digital. Pensando nisso, o primeiro painel do último dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel, trouxe o assunto e seus principais tópicos aplicados na hotelaria.

Entre as grandes tendências apresentadas por Rodrigo Teixeira estavam: Desenvolver um público local e se reinventar, a hotelaria precisa aprender a vender para quem é da cidade também e oferecer serviços como restaurantes, noites românticas entre outras coisas que atraem este público para o hotel.

Além disso, gerar tráfego gratuito no Google é fundamental e para isso é necessário criar conteúdo relevante, para palavras chaves relevantes. O espaço ocupado pelo hotel nas mídias digitais foi outro tema, conhecer o público é de extrema importância, o palestrante deu o exemplo de um hotel coorporativo e afirmou que nesta situação ele deve estar presente no Linkedin, uma rede social voltada aos profissionais.

Já o e-mail marketing continua forte, o que é uma facilidade para hotéis que devido aos cadastros de check-in têm um banco de dados de e-mail muito extensa, então é preciso aproveitar esta oportunidade, pois isso gera um relacionamento e quem é visto é lembrado. “Hoje 97 das visitas que chegam em sites do hotel não reservam, então a gente precisa ter foco e identificar estes viajantes durante o processo de busca de viagem sempre nos relacionando com eles, para que voltem ao site e façam a conversão”, afirma Rodrigo.

Santiago Edo deu continuidade ao assunto, e afirmou que os consumidores confiam nos consumidores e que na atualidade todos compartilham as suas experiências, por isso é importante vender não um quarto de hotel, mas uma experiência completa agradável.  Ter boas avaliações e um público amigável na internet é fundamental, pois provavelmente os próximos hóspedes irão olhar a opinião das pessoas que já estiveram no estabelecimento.

Uma única avaliação negativa pode afastar muitas pessoas, mas é impossível só ter reviews positivos, a questão é como se lida com este problema. Ser transparente, solucionar e responder corretamente o consumidor foram as principais dicas do palestrante. Segundo Edo, isso pode contar tanto quanto uma avaliação positiva, pois hoje as pessoas confiam no que está escrito na internet, e a posição que o hotel tomou vai ser vista.

A palestra “Dicas de mídias sociais para hotelaria” foi ministradas por Maurício Contreras, cofounder da 2M’S Marketing, que abordou como deve ser o posicionamento dos hotéis na rede. Gerson Ferreira discutiu o branding de marcas e trouxe questões de identidade, imagem e o que faz uma marca ser consistente.

 

A programação do Encatho & Exprotel continua nesta manhã, às 11h inicia o Momento Hoteleiro, que é um espaço de troca de ideias e vivências dos associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH-SC,  sobre as experiências nos respectivos meios de hospedagem, oportunizando um relacionamento mais próximo entre os membros da entidade e levantando questões pertinentes sobre a atuação da mesma.

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição para participar do maior encontro de hoteleiros do sul do país, confira a programação da tarde. Clique aqui e faça sua inscrição! 

Serviço:

O que: 30º Encatho & Exprotel

Quando: de 09 a 11 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br

Fotos Crédito: Imagem & Arte

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