Gestão de riscos e crise é assunto no Encatho & Exprotel

O Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel, tem como principal objetivo qualificar e capacitar o setor da hotelaria e turismo para melhorar os serviços oferecidos aos viajantes e assim desenvolver setor como um todo. Mas para atingir o sucesso neste ramo é necessário ter a facilidade para gerenciar crises, este foi o tema da palestra ministrada por Peter Kutuchian, Inbal Blanc e Otávio Novo.

Inbal Blanc destacou os fatores externos, como a violência nos grandes centros urbanos, que prejudicam a hotelaria. Ele mostrou as diferenças entre a sensação de segurança e a garantia de segurança. Além disso, afirmou que é essencial para um hotel possuir uma equipe qualificada para situações de risco, um manual de procedimentos e utilizar de forma correta as tecnologias que estão disponíveis no mercado.

gestão de riscos - Encatho

“A maioria da hotelaria brasileira não tem foco com relação a segurança e o que a gente tem que fazer é ajudar os gestores a identificar os problemas para preveni-los. Desta forma vamos conseguir evitar problemas maiores”, afirma Inbal Blanc.

Já Otávio Novo iniciou sua palestra explicando um pouco sobre a história do turismo, mostrando suas potencialidades e o que mais as pessoas desejam quando estão hospedadas em hotéis. O palestrante apresentou casos nos quais grandes destinos se tornaram famosos por suas crises, no caso do Brasil por incêndios e sequestros dentro de hotéis, já no exterior mencionou os ataques terroristas que estão ocorrendo na Europa e os desastres naturais na Ásia.

“A gestão de riscos e crises virou uma tendência mundial, pois não só os casos aumentaram, mas o controle também foi expandido, as exigências dos clientes estão muito maiores e a proteção dos colaboradores tem aumentando. Todos estes fatores em conjunto aumentaram a responsabilidade do hoteleiro”, ressalta Otávio Novo.

Entre os palestrantes estavam:

Peter Kutuchian é formado em Administração de empresas com ênfase em Hotelaria pela Fisp/FMU, iniciou sua carreira na hotelaria, em 1991, no Maksoud Plaza como recepcionista. Atuou como caixa da Recepção no ex-Sheraton Mofarrej, depois entrou na Meliá como gerente noturno do atual Sheraton São Paulo WTC. Ainda na Meliá, implantou e abriu o Tryp by Wyndham Itaim e, posteriormente, o atual Slaviero Essential SP Moema. Em 2003, foi um dos fundadores do Hôtelier News, portal que mantem como publisher.

Inbal Blanc conta com mais de 17 anos de experiência na área da segurança pessoal e patrimonial e de gestão de Riscos. Sua carreira foi desenvolvida em Israel, onde foi oficial da tropa de elite do exército, tendo também trabalhado com segurança de hotéis e turismo no setor privado. É fundador e CEO da SegurHotel, empresa de Consultoria de segurança e riscos no segmento hoteleiro na América Latina, trabalhando com mais de 150 hotéis de diferentes níveis em todo o Brasil e na Argentina.

Otavio Novo é advogado, profissional de Gestão de Riscos e Crises, com 16 anos de atuação em empresas líderes nos setores de serviços, educação e hospitalidade. Durante 6 anos foi responsável pelo Departamento de Segurança e Riscos da Accor Hotels para cerca de 300 hotéis e 15 mil colaboradores em 9 países da América Latina. É idealizador do site NOVO8 – compartilhando soluções, apontado como uma das iniciativas mundiais para o ano internacional de sustentabilidade do turismo para o desenvolvimento da OMT/ONU.

gESTÃO DE cRISE - eNCATHO

Fotos Crédito: Imagem & Arte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *