Fórum das Instituições de Ensino inicia programação do segundo dia do Encatho & Exprotel

O Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina deu início ao segundo dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel. Nele diversos palestrantes apresentaram seus cursos, compartilharam os resultados obtidos pelas instituições e as dificuldades encontradas na formação e qualificação, desde a matricula até a fomentação de projetos e melhorias de estruturas físicas.

O principal objetivo do fórum foi cumprido, reunir coordenadores e professores da área do turismo para construir um evento colaborativo que discuta alguns dos desafios enfrentados nos últimos tempos e debater os novos rumos das instituições de ensino de Santa Catarina.

“Os convidados para palestrar são coordenadores de cursos do nosso estado, porque acreditamos que eles sejam as pessoas que estão diretamente em contato tanto com alunos quanto com diretores. Por isso, são fundamentais para fazer o meio de campo entre todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizado”, ressalta Carla Lopes Vieira, diretora de capacitação da ABIH-SC, que mediou o fórum.

Já pensando nas próximas edições do evento foi discutida a formação do grupo de trabalho: Turismo e Hotelaria Recebe – Thor, que só não fez parte da programação deste ano pois ele necessita de muito tempo prévio de pesquisa e reunião dos trabalhos de alunos totalmente preparados. As expectativas são grandes com a criação do grupo para que no próximo ano o Thor faça parte da programação do Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel.

Entre os palestrantes estavam:

Fabíola Martins

Professora Fabíola Martins dos Santos possui Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Especialização em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Planejamento e Gestão Hoteleira pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e Doutorado em Geografia pela Universidade do Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2007 é Docente  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC) e  exercendo também, a função de Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria no Campus Florianópolis- Continente.

Juliana Camila Côco

Analista Estadual de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia. É formada em Turismo e Hotelaria e conta com pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica e Docência para o Ensino Superior. Com 14 anos de profissão, acumula passagens em empresas como o Sesc, Faial Prime Suits, InterCity Hotéis e Unimed. Desde 2014, está no Senac Santa Catarina responsável pela coordenação e elaboração de cursos, bem como estratégias educacionais nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia.

Sílvia Regina Cabral

Possui graduação em Filosofia Ciências e Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Vale do Itajaí (1984), graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e Doutorado em Turismo e Hotelaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor titular da Universidade Vale do Itajaí, respondendo pela Coordenação do Curso Superior de Turismo e Hotelaria e de Gastronomia – Univali-Balneário Camboriú. Tem experiência na área de Turismo com ênfase em Turismo Público e Eventos, atuando principalmente nos seguintes temas: hotelaria, eventos, turismo e marketing.

David Augusto Modak Canobra

Bacharel em Turismo e Administração Hoteleira (1990), Pôs Graduado em nível de Mba em Gestão de Aeroporto Internacionais e Especialização em Gestão de Empresas Turísticas (1994-1998), Mestre em Educação (2009). Coordenador Acadêmico, Gestor Nacional, Gerente de Projetos e Professor Universitário. Secretário do Conselho Municipal de Turismo e Inovação de Florianópolis SC.

Marinês da Conceição Walkowski

Doutorado em Doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Graduação em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Mesma faculdade na qual ministrou as disciplinas: métodos quantitativos e qualitativos, planejamento e organização do turismo, trabalho de conclusão de curso, introdução a hotelaria, trabalho de conclusão de curso II, marketing conceptual I, métodos qualitativos, planejamento e organização do turismo II, entre outras.

A programação do Encatho & Exprotel de hoje continua com palestras e painéis e feira até as 20h, as inscrições continuam abertas, clique aqui para fazer a sua! 

Serviço:

O que: 30º Encatho & Exprotel

Quando: de 09 a 11 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br

Fotos Crédito: Imagem & Arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *