Encatho & Exprotel: a importância histórica do encontro de hoteleiros
encatho e exprotel - encontros de hoteleiros

Até antes da pandemia, a indústria do turismo representava 10% do PIB global e aproximadamente 13% dos empregos do planeta. Com todo este impacto econômico mundial, o setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. 

Neste cenário, a hotelaria se destaca como um dos principais segmentos e, a ABIH-SC, enquanto entidade representante de classe, trabalha em um esforço contínuo para defender os interesses de toda categoria, propondo ações e atividades para divulgar empreendimentos e destinos turísticos, qualificar os profissionais, apresentar novas tecnologias e aproximar empresários para que possam realizar bons negócios.  

Mesmo sabendo que estamos ainda atravessando uma das maiores crises que o setor da hotelaria já passou, é preciso ter a confiança de que estamos a cada dia mais próximos de retomar o crescimento. Nosso país é o maior do mundo em números de destinos e o quinto onde mais se gasta com viagens e turismo. Dados divulgados pela  ABEOC em dezembro de 2019, mostravam um crescimento superior a 6,5% ao ano deste setor desde 2012, representando quase 5% do PIB nacional.

Turismo de Eventos

Para ampliar ainda mais as possibilidades, o turismo de eventos mostra-se novamente como uma grande oportunidade, atraindo turistas e movimentando a economia local. Otimistas com uma retomada econômica no segundo semestre, a ABIH-SC realiza de 19 a 21 de agosto, a 33ª edição do maior encontro de hoteleiros do sul do país, o Encatho & Exprotel.

Os eventos por si só são acontecimentos que geram interesse das pessoas e também da imprensa. A própria história da ABIH-SC começou em um evento, em 1964. Teve sua maior projeção com a realização do Congresso Nacional da Hotelaria em 1983, sendo hoje reconhecida em todo país pela grandiosidade do seu encontro de hoteleiros, o Encatho & Exprotel, que começou a ser realizado em 1984. Por que estamos relembrando isso? Pois a partir de hoje vamos resgatar fatos que marcaram a história deste evento que pretende ser um impulsionador nesta retomada.

Como tudo começou!

São pouco mais de 35 anos, o evento passou de uma pequena reunião em uma sala de hotel para um dos maiores encontros da hotelaria no sul do país. O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho se constitui numa reunião para tratar de assuntos de interesse do setor através da troca de informações técnicas e tecnológicas, apresentação de cases e uma ampla discussão de pauta em comum dos empresários do segmento. Cada ano um tema de vital importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos negócios nesta grande indústria.

A Exprotel é oportunidade de negócios!

3 encatho - 1986 - abih-sc

Em 1986 foi incorporada a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria. A oportunidade de ter um contato direto com o proprietário ou o responsável pelo departamento de compras sempre foi o que atraiu as grandes empresas fornecedoras para o evento. Ao longo dos anos, a exposição ganhou destaque contanto hoje com a participação de empresas nacionais, fornecedoras de marcas consagradas, com a apresentação de produtos e serviços de alta qualidade a preços diferenciados durante o evento.

Mais do que um evento de hoteleiros, um encontro do trade turístico

O tempo foi passando, foram surgindo novas necessidades e novos eventos foram sendo incorporados. Alguns realizados pelas próprias diretorias da ABIH-SC, outros pela parceria com as entidades do trade. Em 1999, o 1º Encontro Sul Brasileiro de Hotéis passou a integrar a programação do encontro e permaneceu até 2003, reunindo as principais lideranças do sul do país.

Em 2004 numa extraordinária parceria com a ABAV, e contando também com o apoio das demais entidades do trade turístico catarinense, surgiu o ECATUR – Encontro Catarinense de Turismo e a FECATUR – Feira Catarinense de Turismo, um dos maiores eventos até o momento já realizados. O Centro de Convenções de Florianópolis – Centrosul tornou-se, por três dias, o ponto de encontro dos profissionais e empresários do turismo e da hotelaria.

O FesturSC vem aí!

32º encatho -2019 - abih-sc

Em 2021, uma nova união e um projeto novamente audacioso para ampliar a divulgação do destino Santa Catarina, sua rede hoteleira e suas belezas para todo Brasil e exterior, O Festur SC, uma união da ABIH-SC com a Fecomércio-SC e demais entidades do trade para realizar este grande encontro que reúne em um mesmo espaço toda cadeia produtiva do turismo, agentes de viagens, entidades representativas e muito mais.

Desde que foi realizado pela primeira vez, cada diretoria que assumiu a ABIH-SC sempre lutou para ampliar e fortalecer o Encatho, conferindo a seus associados e colaboradores mais oportunidades de negócios e qualificação. O evento já englobou Palestras, Cases, Oficinas, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de Gestores Comerciais, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Rodadas de Negócios, Reunião de Hoteleiros e a Exprotel. Algumas das atividades permanecem até hoje, outras modificaram nomes e outras ainda foram extintas dando lugar a novos projetos.

A ABIH-SC está consciente da necessidade de realizar este grande encontro para atender os anseios dos empresários do setor e também reunir todos os tipos de meios de hospedagem, agências de viagens, restaurantes, imprensa especializada, clubes de turismo, instituições de ensino, fornecedores e prestadores de serviços, profissionais e estudantes, entre outros, com o intuito de atualização e qualificação da cadeia produtiva do turismo, além de proporcionar negócios e relacionamento.

Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 98843-7659 ou pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 19 a 21 de agosto

Onde: Canasvieiras – Florianópolis

Informações: www.encatho.com.br | (48) 98843-7659

Realização: ABIH-SC

Divulgação:

Vânia Monteiro

VM Comunicação

(48) 99678-3883

vania@vmcomunicacao.com.br

imprensa@abih-sc.com.br

Leave a comment