Cerimônia de abertura marca o primeiro dia do Encatho & Exprotel 2018

O Encatho & Exprotel chega a 31ª edição com o objetivo de trazer à tona discussões, assuntos, tendências, novidades e capacitações focado no tema central desta edição “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”.  Aberto oficialmente hoje (24/07), o evento segue até a próxima quinta-feira (26), no CentroSul, em Florianópolis, apresentando o que há de novidade em tecnologia para o macrossetor do turismo, bem como, nos aspectos humanos e nas operações dos empreendimentos hoteleiros, englobando feira, painéis, seminários, palestras, aulas e debates.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e profissionais do meio. Entre as lideranças presentes, que também subiram ao palco estavam o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, o Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho, o presidente da FHORESC, Estanislau Brezolin, o conselheiro Estadual de Turismo e Ex-presidente da ABIH-SC, Edson Ziolkowski, a coordenadora regional do SEBRAE-SC, Soraya Toneli, o presidente do Conselho Consultivo da ABIH-SC, Samuel Koch, o presidente da ABAV-SC e secretário adjunto de turismo de Florianópolis, Eduardo Loch e o representante dos expositores da Exprotel, o vice-presidente da Altenburg, Ilton Tarnovski.

O Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC em seu discurso enfatizou a importância de capacitar, treinar e motivar os colaboradores. “As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja”, afirmou.

Ele também reforçou a importância do evento “O Encatho & Exprotel é um evento grandioso, que orgulha a ABIH de SC, fortalece o setor e engrandece a hotelaria e o turismo. Estamos felizes e confiantes que o evento terá enorme importância na vida das pessoas, na busca do conhecimento, e que irá produzir resultados promissores para a qualificação e o crescimento da hotelaria”, finalizou Osmar José Vailatti.

Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o evento é referência no setor. “A ABIH-SC sempre surpreende pela qualidade técnica e grandiosidade do evento. Tenho certeza que o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos estes anos, tem reflexos em toda cadeia produtiva. Sucesso em mais esta edição”, desejou ele.

Quem também deixou sua mensagem foi o representante do Conselho Estadual de Turismo, Edson Ziolkowski.Como ex-presidente da ABHI-SC tenho boas recordações dos primeiros eventos nos hotéis. Hoje, depois de muita dedicação, muito suor e muita fé, chegamos há 31ª edição numa grande família que é a hotelaria”, lembrou ele.

Já para a coordenadora regional do Sebrae na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, “o evento traz conhecimento, troca de experiência e promoção de negócios. Parabéns à ABIH-SC pela temática deste evento e pela valorização das micro e pequenas empresas, que são a base de uma economia equilibrada”, salientou ela.

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, apresentou dados importantes do setor que evidenciam a importância desta união das entidades do trade e do apoio na realização do Encatho & Exprotel, “o setor de turismo representa 13% do PIB no nosso estado, gerando cerca de 120 mil empregos no setor. Uma parcela tão significativa faz com que nós tenhamos um olhar cada vez mais aguçado para este meio, a fim de que cresçamos cada vez mais, podendo ampliar mais e mais o turismo no estado”, reforçou Bruno.

Valdir Walendowsky, presidente da Santur, observou o prestígio do evento no estado e no país. “Vemos na plateia gente de todo estado e diversas partes do país. Uma história de sucesso e 31 edições realizadas, independente dos altos e baixos da economia, o evento vêm se consolidando de forma correta e eficiente. Sem hotelaria não teríamos a força do turismo que SC tem. Parabéns à hotelaria de SC. Parabéns à ABIH por escolher um tema tão importante”, concluiu Valdir.

Quem também deixou sua palavra foi o secretário de turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, “Este é um dos maiores eventos de hotelaria do Brasil. Florianópolis tem orgulho de sediar mais uma vez o Encatho & Exprotel, este evento que permite fortalecer e estabelecer relações ainda melhores, entre hoteleiros, trabalhadores e fornecedores do setor, além de discutir também entre trabalhadores e mundo acadêmico as questões competitividades e estabilidade”, evidenciou Vinícius.

 

Além dos pronunciamentos, a noite foi recheada de homenagens, partindo das pessoas que se destacaram com ações na área de turismo e hotelaria no estado de Santa Catarina no último ano. Desde 2013 a ABIH-SC presta esta homenagem a uma personalidade feminina e outra masculina como forma de homenagear profissionais que dedicaram, e continuam a dedicar, grande parcela da sua vida ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria catarinense.  Margot Rosenbrock, hoteleira da região da Costa Verde Mar recebeu das mãos de “Leninha”, o troféu que leva o seu nome “Troféu Maria Helena Petry Macowieck”. Já Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, o outro homenageado da noite, receberá o Troféu João Eduardo Amaral Moritz no dia 26/07, quinta-feira, na abertura do 3° Seminário de Secretários de turismo de Santa Catarina.

Para Margot Rosenbrock, receber a homenagem é “um reconhecimento de um trabalho de anos junto às entidades do turismo. Esta homenagem mostra que a gente está no caminho certo. Na verdade, é um incentivo para não desistir das lutas, que são muitas, e seguir com mais força e dinamismo”, reforçou ela.

Além da tradicional homenagem às personalidades, Ilton Tarnovski, vice-presidente da Altenburg Têxtil recebeu a homenagem como fornecedor destaque por participar há diversos anos da Exprotel, e em inúmeras atividades da ABIH-SC.

Uma homenagem também foi prestada às entidades que há muitos anos apoiam a realização do Encatho & Exprotel.

Após a cerimônia os convidados visitaram os estandes da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria – Exprotel apreciando alguns dos rótulos das cervejas artesanais que participam do roteiro Caminho Cervejeiro, além de gastronomia típica da ilha com ostras, camarões, bolinho de siri, entre outros.

A programação segue nesta quarta-feira (25), a partir das 9h.  Entre os destaques deste segundo dia de evento estão as palestras sobre sustentabilidade, governança, manutenção e recepção hoteleira, gastronomia, taxa de ocupação, comunicação, sucessão familiar e os desafios e perspectivas do projeto “O Sul é Meu Destino”.

A programação completa você confere no site www.encatho.com.br

 

Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria   

As atividades do segundo dia iniciam às 9h debatendo o tema sustentabilidade. “Soluções em energia solar” para os empreendimentos será o tema da palestra de Kirk Douglas de Souza Bardini, da Weg. Na sequência, Bruno Mena Cadorin da Wier, fala sobreTecnologia sustentável em plasma e ozônio. Luiz Bueno da Fromtherm, fala sobre “Tecnologia para economia de energia: A Bomba de Calor, seu funcionamento, aplicação e mercado”. Encerrando o painel, Luis Fernando Albalustro do SENAC-SC, fala sobre “A importância dos meios de hospedagem para a economia criativa”.

Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria no Encatho 2018

 

9º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira

O Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira este ano, atrelado ao tema do 31º Encatho&Exprotel, Pessoas&Tecnologia, abordará assuntos inovadores na operação. Inicia-se com o Sr. Bruno Rodrigues, Turismólogo carioca que falará sobre a Modelagem do perfil do gestor hoteleiro contemporâneo, uma abordagem prática fruto de sua experiência e estudo na área de liderança operacional. Ampliando a visão sobre a necessidade de integração dos setores, Paulo Correa  do Il Campanário Resort, fala sobre “A importância da integração dos setores de manutenção e governança no meio de hospedagem”, apresentando através da sua vivência e experiência nos setores gerenciais e manutenção, o papel de cada setor e principalmente formas de integrar para que a operação flua de forma assertiva com foco na qualidade do atendimento e no ambiente de trabalho.

A parte da tarde, a abordagem traz conceitos de profissionalização dos setores operacionais, com o objetivo de replicar conhecimentos sobre Programas de Qualidade, Certificações e qualificação dos processos como forma de atingir a excelência na operação. Assim, o Painel: Qualidade nos processos internos dos meios de hospedagens, trará as profissionais: Cris Kallmann, Consultora do Grupo Diretiva (Quality Management Systems Lead Auditor (ISO

9001), questiona e justifica o porquê de se implantar qualidade na hotelaria, focando nos benefícios que a implantação ocasiona. Já a Dra. Teresinha Covas Lisboa, Pós-doutorada em Administração pela Florida Christian University e Membro do Grupo de Excelência em Hotelaria,  abordará os aspectos legais das práticas de governança, trazendo como comparativos, a legislação sobre a governança em ambientes hospitalares e como aliar tudo isso nas práticas em meios de hospedagens. Carla Trindade, Consultora na área de governança em meios de hospedagens, finaliza apresentando cases reais, focando nos desafios e nas formas de vencer cada um, objetivando a busca da excelência dos serviços.

O Simpósio chega em sua 9ª edição, objetivando ampliar o conhecimento dos profissionais dos setores operacionais, assim como, trazendo a integração entre líderes, coordenadores e gestores, no intuito de colaborar para o crescimento e o desenvolvimento da hotelaria.

 

Encontro da ABRAJET Região Sul

Encontro da Associação Brasileira de Jornalistas de TurismoDentro da programação, um dos eventos paralelos é o encontro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET dos estados do Sul. Com a coordenação do presidente da ABRAJET-SC, Evandro Novak, os profissionais associados estarão prestigiando e participando do Encatho & Exprotel, divulgando tudo que estará acontecendo no evento.

A entidade, parceira da ABIH-SC, quer através da ação difundir ainda mais a importância da aproximação dos veículos de comunicação dos empresários e autoridades do setor, objetivando o crescimento do turismo interno e a projeção dos atrativos para além-fronteiras através das redes sociais e da internet.

Já estão inscritos no evento profissionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de jornalistas internacionais dos países Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador, evidenciando a importância do evento para toda cadeia produtiva. Todos os profissionais ficarão hospedados de maneira gratuita na rede hoteleira associada à ABIH-SC, bem como, nos hotéis participantes do Núcleo de Hotéis do Centro de Florianópolis.

Seminário Interfaces hoteleiras – Nem só de cama e café vive um hotel

 Numa parceria inovadora o Senac/SC irá realizar dentro do Encatho & Exprotel 2018, no dia 25 de julho, Interfaces hoteleiras – Nem só de cama e café vive um hotel , a palestra de abertura das 9h10 às 10h, será com Michele Novembre, professora Hotel Senac Águas de Pedro, que abordará o tema “Gastronomia e hotelaria: uma experiência afetiva”. Na sequência, das 10h às 10h40, o especialista que sobe ao palco é o Dr. Olavo Avalone Neto para falar sobre “O Ambiente Acessível como Experiência de Design de Interiores”. Das 10h40 às 11h20, a especialista Andressa Locks fala sobre “A moda como diferencial de serviços em meios de hospedagem”. Para encerrar as atividades da manhã, das 11h20 às 12h, a especialista Isaura Clemente expõe seus exímios conhecimentos sobre tema “Como manter a segurança alimentar para meios de hospedagem”.

A programação retorna às 14h com mais quatro palestras. O Doutor Eli Lopes abre os trabalhos da tarde falando  sobre “Gestão da taxa de ocupação: métodos e formas de cálculos”. Das 14h40 às 15h20, é a vez do Lançamento da Revista Brasileira de Gastronomia. Na sequência Luis Fernando Albalustro, do Senac Criativo, divide seus conhecimentos com os presentes falando sobre “Economia Criativa: qual o papel dos hotéis neste sistema?”. Encerrando as atividades do Seminário, Marly Winckler – IVU – International Vegetarian Union / Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, fala sobre os “5 Motivos do por que seu hotel deve se abrir para o vegetarianismo”.

 

 

 

Tecnologia da Comunicação a serviço do Comercial do Hotel

O painel será um importante momento de debate das ferramentas de comunicação e os avanços tecnológicos das mesmas para a qualidade e resultado comercial dos meios de hospedagens. O evento acontece no dia 25/07, das 13h30 às 15h30, na sala Jurerê. Ricardo Domingues Diretor Executivo da Associação Brasileira de Resorts (ABR) será o mediador das quatro palestras que integram o painel. “Como obter visibilidade no ambiente digital”, abordado por Fernanda Luchi, da Codde Digital juntamente com Paula Schaefer da Resultados Digitais. Na sequência, o tema “Feedback dos Hóspedes à serviço da área comercial” será explanado por Santiago Edo da Reviewr, que foca na importância da avaliação do hóspede para tomadas de decisão e incremento de serviços pela área comercial.

Com o tema “Transformação Digital: Como o Google pode tornar seus processos mais ágeis e eficientes “, Kleber Martins de Souza da Movti – Google Cloud Premier Partner, abordará as ferramentas que o maior site de pesquisa oferece para melhorar a performance das empresas. Por fim, o Coordenador do Núcleo dos Hotéis do Centro, Luciano Vieira, sobe ao palco para apresentar o case de sucesso “Floripa Tem Centro”, que foi lançado na última edição do Encatho, e retorna para comemorar um ano de criação do núcleo de meios de hospedagens como forma de fortalecer a presença no mercado e obter melhor taxa de ocupação.

Painel Sucessão Familiar

Sucessão familiar consiste na transmissão do poder de gestão e, inclusive do capital atual para a pessoa que continuará exercendo essa função, substituindo o sócio gestor do negócio. As empresas que se consolidaram no mercado, em algum momento passam pela tarefa e devem estar preparadas para que esta transmissão ocorra de modo conciso e sem prejuízos ao andamento normal do empreendimento.

Este importante assunto será abordado por três palestrantes experts na área. De uma forma mais geral o painel será aberto pela Dra. Lidiane Feijó, Sócia Fundadora do escritório Feijó Advocacia e Consultoria. “Planejamento sucessório no setor hoteleiro: Aspectos tributários” ficará a cargo da Dra. Suzana Soares Melo, Advogada no escritório Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia. Por fim, quem dá suas contribuições falando sobre “Aspectos Humanos” é a  psicóloga, Dra. Monica da Silva Justino. A moderação fica sob a responsabilidade do Dr. Henrique B. Souto Maior Baião, Diretor Jurídico da ABIH-SC e Advogado da Baião & Filippin Advogados Associados.

Fórum “O Sul é Meu Destino”

Encerrando as atividades do segundo dia do evento (25/07) um dos momentos que reúne o maior número de representantes do turismo num mesmo espaço é o Fórum “O Sul é meu Destino”. O Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o Presidente da ABIH-RS, José Reinaldo Ritter e o Presidente da ABIH-PR, Orlado Kubo, debatem sobre o projeto desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os Estados.

Para abrir os trabalhos, Jorge Dolzan, Diretor de políticas Intgradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte fala sobre “Desafios do cenário atual”. Outro destaque neste fórum diz respeito ao papel e a força da comunicação para o desenvolvimento do turismo, que será apresentado por Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT e presidente executivo do Grupo RIC-SC.

 

Assuntos que fazem parte do dia a dia da hotelaria e são de grande interesse dos empresários dos meios de hospedagem também estarão em pauta durante o Fórum. O presidente e a vice-presidente da Comissão de Direito Aplicado a Hotelaria e ao Turismo da OAB/SP, Dr. Murillo Akio Arakaki e Dra. Maria José de Souza Arakaki, falam sobre “Direito aplicado à Hotelaria” e “ECAD: Aspectos jurídicos para hotelaria”, respectivamente. Já Richard Schmidt, do BRDE, aborda as formas e os recursos financeiros para o setor hoteleiro do Sul do país. Por fim, quem também deixa suas contribuições em outro aspecto legal será a Dra. Andrea Willemin da GDPR Data Protection Officer, a advogada fala sobre “A Lei de Proteção de Dados Europeia – GDPR: Reflexos legais e impactos econômicos no setor de Hotéis e Resorts”.

 

Este Fórum tem como moderador João Eduardo do Amaral Moritz, Conselheiro da ABIH-SC e Presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio.

*Fotos Crédito:

Fabrício e Elis – Imagem & Arte

Jeferson Severino – Turismo On-line

Inscrição para Encatho & Exprotel é gratuita

Leia Também:

Expresso Polar garante qualidade e sabor em seus produtos

Programação completa do Encatho & Exprotel 2018

patrocinadores do Encatho & Exprotel 2018