ABIH-SC lança Encatho & Exprotel 2021 e a 3ª edição da revista - Encatho & Exprotel 2021

As restrições impostas pela pandemia impediram as comemorações dos 55 anos da ABIH-SC, com o glamour e o volume de convidados que a diretoria da entidade imaginava e, costumeiramente realizava. No entanto, o ano de 2020 e o mandato de Osmar José Vailatti não poderiam passar em branco e, para registrar este momento, uma reunião e um momento de confraternização movimentaram a sede da entidade na manhã desta quinta-feira(10/12).

A relações públicas Lara Perdigão abriu o evento passando, na sequência, para o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, que falou do privilégio de comandar a entidade nos últimos quatro anos e da alegria de encerrar seu mandato entregando uma entidade estruturada para seguir em sua missão de representar os meios de hospedagem em Santa Catarina. “Somos pessoas privilegiadas. Temos saúde, família, exercemos atividade em um dos setores mais pujantes, e vivemos em um Estado maravilhoso, de beleza sem igual. As pessoas amam viajar e mesmo com essa pandemia, as pessoas estão viajando. Somos um segmento que gera emprego, renda e faz com que as pessoas desfrutem seus melhores momentos. Eu tenho privilégio de ter sido um ator deste mercado, mas não posso deixar de agradecer nossos grandes parceiros como Fecomércio e Sebrae que hoje representam todos nossos apoiadores e patrocinadores”, afirmou Vailatti.

O hoteleiro falou ainda da importância de aproveitarmos o momento do fim de ano para refletir e valorizar o que realmente dá sentido à vida: as pessoas. “Cumpri minha missão. Deixei uma equipe maravilhosa, que sempre nos apoiou, uma diretoria que não mediu esforços para levar o nome e todo trabalho realizado pela ABIH-SC. Aprendi muito mais em quatro anos na ABIH-SC do que talvez em 20 anos como hoteleiro, porque a causa do turismo e da hotelaria é uma causa muito representativa e nos permite muitos contatos e vivências. Apesar de todas as dificuldades, saio com a convicção de que a ABIH-SC chega aos 55 anos trilhando o caminho certo”, ressaltou.

Após o pronunciamento, Osmar Vailatti e Vânia Monteiro apresentaram aos presentes a 3ª edição da revista da ABIH-SC que tem como matéria de capa “Santa Catarina no ritmo da transformação”, evidenciando as potencialidades de cada região turística, mostrando o trabalho realizado pelos diretores regionais o apoio da entidade aos empresários de cada uma das 13 regiões. A edição faz também um resgate histórico da atuação da entidade resumido em décadas, reforça a importância do associativismo e do trabalho da entidade no apoio aos empresários, especialmente no momento da pandemia, presta homenagens a grandes nomes do setor, e disponibiliza os dados de contato dos hotéis associados à entidade. “A publicação mostra o passado, o presente e o futuro da ABIH-SC”,  Leia a revista na versão digital aquihttps://adobe.ly/2W2BK3G

Já o lançamento do Encatho & Exprotel foi realizado pela relações públicas Lara Perdigão, diretora de eventos da entidade. Ela fez um breve levantamento da importância de se preservar a essência do evento que nasceu com a reunião dos hoteleiros e, logo depois, com a participação de fornecedores que viram uma oportunidade de trazer soluções para as dores do setor. Sob o questionamento “Que mercado é esse que se apresenta agora?” Lara anunciou o tema “Mercado & Negócios” reforçando que, mais do que nunca, será preciso descobrir as novas ferramentas para seguir adiante. Os novos formatos de se relacionar, prospectar, anunciar e gerenciar tudo. “O Encatho 2021 estará com novo formato, pois é isso que o cenário descortina. Na próxima edição com uma união ainda maior de todos, mas a qualidade e a essência de sempre”, evidencia Lara.

A 33ª edição do Encatho & Exprotel está marcada para acontecer em agosto, em Florianópolis. Para Osmar Vailatti a decisão de unir esforços é o melhor caminho. “Nós temos que nos unir, pois cada entidade tem uma posição dentro do turismo, quando somamos os esforços, não somos só grandes, somos gigantes. Certamente em 2021 teremos um grande evento, para marcar uma nova Era”, concluiu.

O presidente eleito para a gestão 2021-2022, Rui Schürmann, também fez uso da palavra, agradecendo a oportunidade de representar os hoteleiros e reforçando a parceria com as entidades parceiras para, juntos alcançarem conquistas que desenvolvam o turismo na sua totalidade. “É uma honra e uma responsabilidade assumir uma entidade com a força que a ABIH-SC tem no estado. O turismo terá muitas coisas novas em 2021. Será um desafio, mas ainda contarei com a parceria do Osmar Vailatti na presidência do Conselho Deliberativo. Estamos com ideias novas para expandir a hotelaria catarinense e vamos precisar destas parcerias”, salientou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt, entidade parceira da ABIH-SC, falou sobre a importância da união para conseguir reverter variação da taxa de ocupação da rede hoteleira, reforçando que “não existe lugar mais seguro que dentro dos hotéis”. Para ele, as dificuldades ainda não gigantes, mas é preciso manter a luta. Para ele, a realização do Encatho junto com o Festur SC é maravilhoso. “Uma iniciativa louvável, pois vamos “engrossar o caldo”, unindo as entidades em prol de algo muito maior. Saibam que a Fecomércio estará sempre de braços abertos para esta grande parceria que sempre tivemos com a ABIH-SC. A ABIH-SC não é apenas uma sigla, mas a união de todo um segmento”, afirmou.

Paulo Sabatini Rocha, que esteve representando o Sebrae falou sobre a importância da parceria com a ABIH-SC para apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “A indústria de hotéis brasileira é formada em grande número por micro e pequenas empresas e, em sua maior parte, com gestão familiar. O Sebrae sempre foi, e continuará sendo, um grande parceiro desta entidade para que juntos possamos apoiar muitos empresários. Parabenizo o presidente Osmar pelo trabalho realizado e desejo sucesso ao novo presidente, deixando as portas sempre abertas para esta grande parceria”, reforçou Paulo.

Após os pronunciamentos, os convidados foram presenteados com vinhos da MA Representação e Distribuição, empresa que atua em todo sul do Brasil no segmento de bebidas finas. Com sede em Florianópolis, a MA hoje representa grandes parceiros e tem em seu mix , vinhos importados de seis países (Espanha, Portugal, Itália, França, Argentina e Chile), além de vinhos nacionais, cachaças tradicionais (premium) de MG, cerveja artesanal (Blauer Berg catarinense) e agora a vodka Wratislavia (polonesa). Como empresa catarinense a MA apoia o turismo e a hotelaria de nosso estado buscando sempre promover parcerias. Para o diretor da empresa, Duran Silveira, “Fazer parte de um momento tão especial é uma honra. Parabenizamos a ABIH-SC pelo lançamento do Encatho & Exprotel, da sua revista e pelos seus 55 anos de história. Que esta parceria seja duradoura”.

Leave a comment