2º Seminário de Secretários Municipais de Turismo movimenta o Encatho 2017

Dentro da programação do Encatho & Exprotel,  a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizou o 2º Seminário de Secretários Municipais de Turismo e Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina. O evento foi um sucesso e esteve com sala lotada.

Seminário de Secretários de Turismo Encatho

O evento teve início às 9h30 com enfoque nas parcerias entre o poder público e as entidades privadas, buscando ampliar o desenvolvimento dos sistemas turísticos. A primeira palestra “A importância da Parceria com Entidades Privadas no desenvolvimento do Sistema Turístico” foi realizada por  Francisco dos Anjos, Secretário Adjunto da SOL. Na sequência foram apresentados quatro cases de sucesso focados em sustentabilidade turística:  “Pomerode e seu impacto no fluxo turístico da Região: Associação Visite Pomerode”, foi apresentado por Gicele Corrêa, Presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP). Já Guilherme Benno Guenthen, Diretor Administrativo Financeiro do Parque Vila Germânica, falou sobre “O processo de consolidação do Parque Vila Germânica em Blumenau”. O case Baleia Franca foi apresentado por  Alan David Claumann, Gerente Regional SEBRAE/ SC que mostrou o processo empreendedor para o aproveitamento de destinos turísticos e, finalizando as atividades da manhã, o Diretor Thermas Piratuba Park Hotel / Membro do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau e ex-presidente da ABIH-SC, Wilson Luiz de Macedo, falou sobre “A promoção do turismo como forma de proporcionar o desenvolvimento sustentável”, descrevendo o sucesso da Rota da Amizade.

Os presentes aproveitaram o intervalo para prestigiarem a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para o Turismo e Hotelaria, conhecer novidades e tecnologias e realizar networking.

As atividades na parte da tarde iniciaram às 13h30 com Carlos Cappelini, Diretor de Políticas Integradas do Lazer (Pdil/SOL)  e Gisella Ribeiro, Gerente de Políticas de Turismo/SOL. Eles apresentaram a Composição das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) no Mapa Brasileiro de Turismo gerando um debate entre todos os presentes. Este diálogo teve como objetivo orientar sobre o Planejamento Estratégico das IGRS. Na sequência uma oficina de atualização para melhor formatação do Plano Estratégico das Instâncias de Governança, encerrando com um agradecimento.

O diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, acredita que a realização do evento dentro do 30º Encatho & Exprotel só vem a fortalecer e abrir novas oportunidade para o turismo. “Quando todos trabalham juntos, os resultados aparecem”, enfatizou Vailatti, agradecendo a parceria do Secretário Estadual Leonel Pavan e reafirmando seu convite para que uma nova edição também aconteça em 2018.

1 Comment


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *